Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Escócia quer ir à Justiça para realizar referendo de independência

Defensora da secessão para o país continuar na União Europeia, a primeira-ministra escocesa Nicola Sturgeon rejeita posição de Londres

Por Da Redação
Atualizado em 31 jan 2020, 18h04 - Publicado em 31 jan 2020, 17h54

A primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, disse nesta sexta-feira, 31, que não “descarta” ir à Justiça para convocar um referendo sobre a independência escocesa do Reino Unido, se o governo conservador do premiê britânico, Boris Johnson, continuar se opondo à ideia.

Em declaração em Edimburgo algumas horas antes das 23h, quando o Reino Unido deixará a União Europeia, Sturgeon afirmou que a dúvida sobre o poder do Parlamento escocês em realizar uma votação sobre a independência nunca chegou à Justiça britânica.

“Agora, se o governo do Reino Unido continuar negando o direito de escolha da Escócia, podemos chegar ao ponto de ser necessária a análise dessa questão [por um tribunal]. Eu não estou descartando isso”, disse. Sturgeon quer realizar outro referendo, mas não pode fazê-lo sem o consentimento do governo britânico, em Londres.

Após o Partido Nacional Escocês, de Sturgeon, ganhar 48 dos 59 assentos escoceses no Parlamento do Reino Unido nas eleições de dezembro, um novo referendo foi solicitado a Londres. Mas o pedido foi rejeitado por Johnson, que descreveu a possibilidade de independência escocesa como um evento “único em uma geração”, em referência à tentativa fracassada de 2014.

Naquele ano, os escoceses rejeitaram a secessão por 55% a 45%. Mas uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira, 30, mostrou que uma pequena maioria agora apoia a independência, reforçada pela oposição à saída britânica da União Europeia — 62% dos escoceses votaram a favor de permanecer no bloco europeu no referendo do Brexit, de 2016.

Continua após a publicidade

“O Brexit colocou a Escócia no caminho errado. E quanto mais adiante continuarmos, mais tempo levará e mais difícil será voltar ao caminho certo”, afirmou a líder escocesa.

Sturgeon já havia sinalizado que não queria realizar um referendo ao estilo da Catalunha, que declarou unilateralmente a independência em 2017 sem o consentimento ou reconhecimento do governo nacional, resultando em nove parlamentares catalães sentenciados à prisão.

(Com Reuters)

Publicidade

Imagem do bloco
Continua após publicidade

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Continua após publicidade

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Continua após publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.