Fortaleça o jornalismo: Assine a partir de R$5,99
Continua após publicidade

Espanha pede ordem de detenção europeia contra Puigdemont

O ex-presidente da Catalunha está em Bruxelas e não compareceu para depor à Justiça espanhola

Por Reuters
Atualizado em 4 jun 2024, 20h27 - Publicado em 2 nov 2017, 15h13

A Procuradoria espanhola pediu a emissão de uma ordem de captura europeia contra o presidente da Catalunha destituído Carles Puigdemont e quatro de seus conselheiros que não compareceram para depor nesta quinta-feira em Madri.

Os cinco foram acusados de rebelião e sedição pelo governo da Espanha após a declaração unilateral de independência. Eles foram convocados para comparecer diante da Audiência Nacional espanhola, um alto tribunal especializado em casos complexos, porém estão em Bruxelas e não compareceram.

A Procuradoria da Audiência solicitou especificamente que a ordem de prisão seja direcionada às autoridades da Bélgica, onde “se encontram ou ao menos para onde viajaram” os envolvidos. A juíza responsável pelo caso deve decidir agora se aceita o pedido.

Os procuradores alegam que Puigdemont e os quatro conselheiros ignoraram suas reiteradas convocações e ligações telefônicas. Além disso, indica que tanto o ex-presidente como os conselheiros Antonio Comín e Meritxell Serret pediram para depor “por videoconferência, mas sem oferecer dado algum sobre seu atual paradeiro”.

Continua após a publicidade

Estavam convocados para depor na Audiência Nacional catorze integrantes do governo catalão investigados por rebelião, sedição e desvio de fundos por seu papel na proclamação da república catalã em 27 de outubro, ao que o governo central de Mariano Rajoy respondeu com a destituição do Executivo catalão e a dissolução do Parlamento regional. As acusações incluem delitos muito graves e podem resultar em penas de até 30 anos de prisão.

Somente nove integrantes do governo destituído compareceram para depor nesta quinta. A Procuradoria solicitou a prisão preventiva de oito deles, enquanto o nono poderá evitar a prisão com o pagamento de fiança.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 9,98 por revista)

a partir de 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.