Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Espanha retira embaixadora da Argentina após ataques de Milei

Medida é tomada após presidente argentino chamar mulher do premiê espanhol, Pedro Sánchez, de 'corrupta' durante encontro da ultradireita em Madri

Por Da Redação
Atualizado em 21 Maio 2024, 10h06 - Publicado em 21 Maio 2024, 09h53

A Espanha anunciou nesta terça-feira, 21, que retirará sua embaixadora na Argentina “definitivamente”, após o presidente do país, Javier Milei, ter se recusado a pedir desculpas por atacar a esposa do primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez. O argentino chamou Begoña Gómez de “corrupta” durante um encontro da ultradireita em Madri, pelo que o premiê exigiu uma retratação.

“Anuncio que estamos retirando nossa embaixadora em Buenos Aires”, disse o ministro das Relações Exteriores, José Manuel Albares em entrevista coletiva, acrescentando que “ela permanecerá definitivamente em Madri”, o que significa que “a Argentina continuará sem um embaixador”.

María Jesús Alonso Jiménez já havia sido chamada para consultas no domingo 19, o que no rito diplomático é sinal de uma grave reprimenda. Na segunda-feira, Sánchez já havia sinalizado que não descartava um rompimento da relação com Buenos Aires, afirmando que Milei não estava “à altura” dos laços entre Espanha e Argentina.

Crise diplomática

O chanceler argentino elevou durante a primeira viagem de Milei à Espanha desde que foi eleito, em dezembro. Durante o fim de semana, o chefe da Casa Rosada esteve em Madri e ignorou a possibilidade de encontros com autoridades do governo socialista de Sánchez. No lugar, encontrou-se com líderes da ultradireita local, personificada no partido Vox, e abriu uma crise diplomática.

Em discurso em um evento do grupo, recheado de críticas ao socialismo e às “castas” políticas, ele fez também uma menção indireta à esposa do premiê espanhol, Begoña Gómez, alvo de uma investigação sobre tráfico de influências que quase derrubou o marido do cargo.

Continua após a publicidade

Na visita, o presidente argentino não apenas se recusou a pedir desculpas como ironizou o ocorrido nas redes sociais. Em uma publicação no X, antigo Twitter, sobre seu retorno a Buenos Aires, ele disse que “voltou o leão, surfando em uma onda de lágrimas socialistas”.

Continua após a publicidade

Já em solo argentino, Milei voltou a criticar Sánchez e, em entrevista ao canal argentino TN, reiterou que não pediria desculpas.

“Não vou pedir desculpas a ele em nenhuma circunstância. Quem foi atacado fui eu”, disse ele, acusando ainda o governo espanhol de estar “coordenado” com o kirchnerismo e que o ex-presidente argentino, Alberto Fernández, é “assessor” de Pedro Sánchez.

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.