Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Estrela do basquete Brittney Griner é transferida para colônia penal russa

A atleta americana foi condenado a nove anos em uma colônia penal por acusações de drogas, o que a Casa Branca chama de 'injusto'

Por Da Redação
9 nov 2022, 09h34
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A estrela de basquete dos Estados Unidos Brittney Griner foi transferida, na semana passada, de um centro de detenção nos arredores de Moscou, capital da Rússia, e está a caminho de uma colônia penal, informou sua equipe jurídica nesta quarta-feira, 9.

    A medalhista olímpica foi presa em 17 de fevereiro, uma semana antes de a Rússia invadir a Ucrânia, em um aeroporto de Moscou, pois levava na mala cartuchos de vape – cigarro eletrônico – contendo óleo de cannabis, que é proibido no país. A Casa Branca chamou sua detenção de “injusta”.

    Ela foi condenada em 4 de agosto a nove anos em uma colônia penal, sob a acusação de posse e contrabando de drogas.

    Nesta quarta-feira, a secretária de imprensa da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, divulgou um comunicado dizendo: “Cada minuto que Brittney Griner deve suportar detenção injusta na Rússia é um minuto demais”, e acrescentou que o governo Biden “continua trabalhando incansavelmente para libertá-la”.

    Griner se declarou culpada, mas disse que cometeu um “erro honesto” e não pretendia infringir a lei. Ela foi visitada por autoridades americanas no início deste mês, depois que seu recurso contra a sentença foi negado.

    Continua após a publicidade

    Nem o paradeiro exato de Griner nem seu destino final foram revelados, disse a equipe jurídica da atleta em um comunicado, acrescentando que, de acordo com os procedimentos russos, seus advogados e a embaixada dos Estados Unidos devem ser notificados sobre seu paradeiro (o que pode levar até duas semanas).

    Jean-Pierre acrescentou que o presidente americano, Joe Biden, orientou seu governo a “pressionar seus captores russos para melhorar seu tratamento e as condições que ela pode ser forçada a suportar em uma colônia penal”. O comunicado não deu detalhes sobre o paradeiro de Griner.

    + Quem é o ‘Senhor das Armas’ no centro de negociações entre EUA e Rússia

    O governo Biden propôs, no final de julho, um acordo para uma troca de prisioneiros com a Rússia para garantir sua libertação, bem como a do ex-fuzileiro naval americano Paul Whelan, mas Moscou ainda não respondeu à oferta. O azedamento dos laços entre a Rússia e o Ocidente complicou as negociações para garantir a libertação de Griner.

    A agente de Griner, Lindsay Colas, disse em comunicado que sua equipe permanece em contato próximo com a Casa Branca. O conselheiro de segurança nacional de Biden, Jake Sullivan, em um comunicado anterior, descreveu as condições de Griner como “intoleráveis” e o julgamento pelo qual ela teve que passar como “outro processo judicial falso”.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.