Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Etiópia e Eritreia fazem primeiro voo comercial em vinte anos

Os países retomaram em 8 de julho as relações diplomáticas, abaladas por conflitos armados e disputas territoriais após a independência eritreia

Por Da Redação
Atualizado em 18 jul 2018, 15h59 - Publicado em 18 jul 2018, 14h52

O primeiro avião a realizar um voo comercial entre a Etiópia e a Eritreia nas últimas duas décadas decolou nesta quarta-feira 18 de Adis Abeba em direção a Asmara, informou a companhia Ethiopian Airlines. O trajeto aéreo materializa a reconciliação entre os dois países africanos.

Em sua página on-line, a Ethiopian Airlines disse que o voo ET0312 deixou o aeroporto internacional Bole, na capital etiópia, após uma cerimônia comemorativa. O episódio foi descrito pelo presidente da empresa, Tewolde GebreMariam, como “um evento único” na história dos dois países.

Devido à forte demanda, a companhia de transporte aéreo anunciou que outro avião decolaria quinze minutos depois. “O fato de que tivemos dois voos de uma vez mostra o entusiasmo das pessoas”, comentou GebreMariam.

A bordo de um dos aviões, os comissários serviram champanhe e distribuíram rosas aos passageiros.

Continua após a publicidade
Comissária de bordo serve café da manhã para os passageiros do voo ET324 da Ethiopian Airlines para a Asmara, capital da Eritreia – 18/07/2018
Comissária de bordo serve café da manhã para os passageiros do voo ET324 da Ethiopian Airlines para a Asmara, capital da Eritreia – 18/07/2018 (Tiksa Negeri/Reuters)

Ex-província da Etiópia, a Eritreia declarou sua independência em 1993, depois de três décadas de guerra. Seguiu-se, então, um conflito territorial pela delimitação da fronteira, levando a uma nova disputa bélica que deixou cerca de 80.000 mortos entre 1998 e 2000.

Nos últimos dez anos, apesar do fim do conflito armado, os dois países não mantinham relações diplomáticas. A tensão envolvia, principalmente, um território fronteiriço que continua ocupado pela Etiópia, mesmo com a sentença contrária emitida por uma comissão independente internacional apoiada pela ONU, em 2002.

Continua após a publicidade

Há um mês, porém, a Etiópia sinalizou que estaria disposta a negociar o território, criando um cenário propício para a normalização das relações entre os dois países.

No último dia 8, o primeiro-ministro etíope, Abiy Ahmed, e o presidente eritreu, Issaias Afwerki, se encontraram em Asmara para anunciar a retomada das conversas diplomáticas entre as nações.

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.