Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

APURAÇÃO DAS ELEIÇÕES 2024

Continua após publicidade

Estados Unidos: candidato democrata abandona corrida à Casa Branca

O congressista Eric Swalwell foi o primeiro da longa lista do partido a desistir da indicação para concorrer à presidência

Por AFP Atualizado em 8 jul 2019, 21h56 - Publicado em 8 jul 2019, 21h52
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O congressista Eric Swalwell: com 1% de apoio na disputa pela indicação do Partido Democrata, político desistiu da presidência para tentar reeleição na Câmara de Representantes (Scott Olson/Getty Images)

    O congressista Eric Swalwell se tornou o primeiro candidato a abandonar a corrida do Partido Democrata à Casa Branca, nas eleições presidenciais de 2020. O político anunciou a desistência nesta segunda, 8.

    Swalwell, um californiano de 38 anos, nunca conseguiu superar mais de 1% de apoio nas pesquisas de opinião, segundo a Real Clear Politics. No entanto, recebeu um impulso sutil nos debates do partido, entre 26 e 27 de junho, quando criticou o ex-vice-presidente Joe Biden, que lidera a corrida democrata, por não “passar o bastão” para uma nova geração política.

    “Hoje termina nossa campanha presidencial. Mas é o começo de uma oportunidade no Congresso, com uma nova perspectiva moldada pelas vidas que tocaram a minha e nossa campanha ao longo destes últimos meses”, disse Swalwell, que também anunciou que tinha decidido se candidatar à reeleição na Câmara de Representantes.

    Sua saída deixa ainda mais de 20 candidatos que tentam a indicação do partido para enfrentar o republicano Donald Trump nas eleições presidenciais de novembro de 2020.

    Continua após a publicidade

    Biden continua liderando a corrida, mas depois dos debates seu apoio diminuiu de 32% para 26%, segundo a Real Clear Politics. Já a senadora da Califórnia Kamala Harris subiu para o segundo lugar após confrontar Biden sobre temas raciais. Harris saltou de 7% para 15,2%, enquanto o esquerdista de 77 anos Bernie Sanders, antes no segundo lugar, caiu para 14%. Em quarto lugar ficou a senadora Elizabeth Warren, que viu seu apoio aumentar de forma constante durante o último mês, até chegar a 13,8%.

    Warren, que também teve um desempenho sólido no debate, anunciou nesta segunda que sua campanha presidencial havia arrecadado 19,1 milhões de dólares no segundo trimestre.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.