Relâmpago: Revista em casa por 8,98/semana

EUA e Colômbia convocam embaixadores após denúncia de trama golpista contra Petro

Suposto complô teria sido liderado ex-ministro das Relações Exteriores, Álvaro Leyva, que teria tentado contatar Trump e Rubio

Por Paula Freitas Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 3 jul 2025, 17h35

Os Estados Unidos convocaram nesta quinta-feira, 3, o seu principal diplomata na Colômbia para “consultas urgentes” após acusações do presidente colombiano, Gustavo Petro, da existência de um complô, com suposto envolvimento dos EUA, para retirá-lo do cargo. O encarregado de negócios da embaixada americana em Bogotá, John McNamara, retornará a Washington devido às “declarações infundadas e repreensíveis dos mais altos escalões do governo da Colômbia”, anunciou o Departamento de Estado dos EUA.

A porta-voz do departamento, Tammy Bruce, disse em comunicado que o governo de Donald Trump também “tomaria outras medidas para deixar clara nossa profunda preocupação com o estado atual de nosso relacionamento bilateral”. Em retaliação, Petro chamou de volta embaixador da Colômbia em Washington.

“Todas as minhas cartas e comunicações ao Presidente Trump foram escritas pessoalmente, e esta declaração também vem diretamente dos meus próprios pensamentos e da minha própria mão: Em resposta à decisão do Sr. McNamara, encarregado de negócios da Embaixada dos EUA na Colômbia, de retornar para consultas, estou, correspondentemente, convocando nosso Embaixador Daniel García-Peña nos Estados Unidos para consultas”, escreveu Petro no X, antigo Twitter.

“Daniel deve vir nos informar sobre o andamento da agenda bilateral com a qual me comprometi desde o início do meu governo”, acrescentou ele, dobrando a aposta.

+ Colômbia intercepta primeiro narcosubmarino não tripulado com antena de Elon Musk

Investigação em andamento

Na terça-feira, 1, a Procuradoria-Geral da Colômbia informou a abertura de uma investigação sobre um plano liderado pelo ex-ministro das Relações Exteriores, Álvaro Leyva, para depor Petro. Para cumprir a trama golpista, ele teria tentado entrar em contato com Trump e com o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio. No fim de semana, o jornal espanhol El País publicou gravações de áudio que embasam as acusações e indicam o suposto envolvimento da vice-presidente Francia Márquez.

“Com relação às gravações do ex-chanceler Álvaro Leyva, nas quais ele relatou falar sobre contatos com terceiros para afetar o governo nacional, a Promotoria-Geral da Nação está conduzindo uma investigação, à qual se somam todas as apurações sobre o tema”, afirmou a Procuradoria em comunicado. “Essa investigação será anexada ao pedido feito pela vice-presidente da república, Francia Márquez, que solicita as investigações judiciais cabíveis para esclarecer o ocorrido.”

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.