Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

EUA expulsam dois diplomatas venezuelanos em resposta a Maduro

Na terça-feira, o regime venezuelano expulsou o encarregado americano de negócios em Caracas e seu principal assessor por "conspiração"

Por Da redação
24 Maio 2018, 09h33
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O governo dos Estados Unidos ordenou nesta quarta-feira (23) a expulsão de dois diplomatas da Venezuela, aos quais deu 48 horas para que abandonem o país. A ordem é uma resposta, segundo o Departamento de Estado, à decisão do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, de expulsar o encarregado americano de negócios em Caracas, Todd Robinson.

    O secretário de Estado americano, Mike Pompeo, já havia advertido que a Casa Branca responderia de maneira “rápida e recíproca” à expulsão dos dois diplomatas americanos da Venezuela e avisou que sua resposta poderia ser até mais ampla.

    Os diplomatas venezuelanos afetados são o encarregado de negócios da embaixada da Venezuela em Washington e o vice-cônsul-geral do consulado venezuelano em Houston, informou o Departamento de Estado americano em comunicado.

    “Essa ação é em resposta à decisão do regime [do presidente Nicolás] Maduro de declarar o encarregado de negócios e o chefe adjunto da missão da embaixada dos Estados Unidos em Caracas como personas non gratas“, disse o órgão. Na diplomacia, esse termo é utilizado para fazer referência a pessoas que não são mais bem-vindas em um país.

    Na terça-feira (22), Maduro deu um prazo até esta quinta-feira (24) para que o Todd Robinson, e seu principal assessor Brian Naranjo, deixem o país. As expulsões marcam a mais recente escalada de tensão entre os dois países, depois que os Estados Unidos impuseram sanções contra a Venezuela em resposta às eleições que qualificaram como “fraudulentas”.

    Continua após a publicidade

    Sem oposição para disputar as eleições presidenciais, Maduro foi reeleito com 67,7% dos votos. Os líderes contrários ao regime atual decidiram boicotar o pleito e não se apresentar como candidatos, convocando a população a não participar da votação.

    Pela falta de representatividade democrática, treze países afirmaram que não reconhecem o resultado das eleições venezuelanas, incluindo o Brasil e outros vizinhos latino-americanos.

    Apenas a Turquiaa Rússia, a China, a Bolívia e o Irã manifestaram apoio a Maduro e pediram respeito à vitória do líder venezuelano por parte dos demais países.

    (Com Reuters e Estadão Conteúdo)

    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.