Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

APURAÇÃO DAS ELEIÇÕES 2024

Continua após publicidade

EUA, Japão e Coreia do Sul condenam teste de míssil norte-coreano

Seul considerou o lançamento uma 'série ameaça', enquanto Trump disse que 'apoia 100%' o Japão

Por Da redação
Atualizado em 4 jun 2024, 19h52 - Publicado em 12 fev 2017, 13h49

Estados Unidos, Coreia do Sul e Japão condenaram o teste com míssil balístico conduzido pelo governo de Kim Jong-un na Coreia do Norte neste sábado. O lançamento, realizado durante uma visita do premiê japonês Shinzo Abe a Washington, foi o primeiro teste com míssil do regime norte-coreano desde a posse do presidente americano Donald Tump.

Embora a Coreia do Norte tenha dito recentemente que poderia testar o seu Míssil Balístico Intercontinental a “qualquer momento”, os setores militares de Coreia do Sul e Estados Unidos informaram que o lançamento foi de um míssil de médio alcance – sem capacidade de atingir outro continente. O projétil caiu no Mar do Japão.

O Comando Estratégico do Exército dos Estados Unidos afirmou que “permanecerá vigilante”. “Estamos totalmente comprometidos a trabalhar de perto com aliados da República da Coreia e Japão para manter a segurança.” Uma fonte militar ouvida pela agência Reuters afirmou que os EUA esperavam alguma “provocação” de Kim Jong-un logo após o início do mandato de Trump. “O líder da Coreia do Norte gosta de chamar a atenção em momentos como este”, disse a fonte.

Continua após a publicidade

Reações

A Coreia do Sul chamou de “séria ameaça” o teste de míssil balístico realizado pela Coreia do Norte, “o que mostra uma natureza irracional de um governo fanaticamente obcecado com o desenvolvimento de mísseis balísticos nucleares”.

Nos EUA, Shinzo Abe afirmou que o lançamento é “totalmente inaceitável”. Em manifestação conjunta com o premiê japonês, o presidente americano Donald Trump declarou apoio ao aliado na Ásia. “Eu quero que todo mundo entenda, e saiba plenamente, que os EUA apoiam o Japão, nosso grande aliado, 100%”, disse Trump.

(Com agência Reuters)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.