Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

EUA lançam ataques contra 15 alvos militares dos houthis no Iêmen

Ataques americanos tiveram como alvo Sanaa, capital do Iêmen, o sul da cidade de Dhamar e a província de al-Bayda

Por Paula Freitas 4 out 2024, 17h16

O Comando Central dos Estados Unidos, que supervisiona as tropas americanas no Oriente Médio, disse ter atacado 15 alvos dos houthis, facção político-religiosa financiada pelo Irã, no Iêmen nesta sexta-feira, 4. Moradores relataram explosões em postos militares e em um aeroporto no território iemenita, segundo a agência de notícias Reuters.

Os ataques americanos tiveram como alvo Sanaa, capital do Iêmen, o sul da cidade de Dhamar e a província de al-Bayda, de acordo a emissora Al Masirah TV, controlada pelos houthis. O anúncio ocorre uma semana após o grupo lançar mísseis contra as cidades de Tel Aviv e Ashkelon, em Israel, e contra três destróieres dos Estados Unidos no Mar Vermelho. Os navios não teriam sofrido danos, conforme informou Washington anteriormente.

A partir de novembro do ano passado, os houthis conduziram mais de 100 operações contra embarcações no Mar Vermelho como retaliação à guerra na Faixa de Gaza, iniciada em outubro de 2023, e em solidariedade aos palestinos. O ataque da última sexta-feira, portanto, teria sido realizado em apoio à população do Líbano, que tem sido alvo de intensos bombardeios israelenses.

+ Líder do Hezbollah concordou com cessar-fogo dias antes de ser morto, diz Líbano

Situação no Líbano

Israel lançou os ataques aéreos mais intensos ​​contra o Líbano desde a guerra de 2006. Até o momento, o Ministério da Saúde libanês já registrou mais de 1.900 vítimas. Em discurso televisionado, o porta-voz militar dos houthis, Yahya Sarea, advertiu na semana passada que os ataques não cessariam até que o governo do premiê israelense, Benjamin Netanyahu, recue e interrompa as explosões em Gaza e no Líbano.

Continua após a publicidade

A instabilidade na região foi agravada há cerca de duas semanas, após uma série de pagers, principal forma de comunicação da milícia libanesa Hezbollah, e walkie-talkies explodirem no Líbano, em ataque atribuído ao governo israelense. Foi o estopim de meses de trocas de disparos, desde o início da guerra em Gaza, em outubro do ano passado, quando a milícia libanesa iniciou ataques em solidariedade ao povo palestino.

 

 

Publicidade

Imagem do bloco
Continua após publicidade

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Continua após publicidade

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Continua após publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.