Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

EUA: Milhares são retirados de casa por incêndios no Novo México

Fogo foi registrado pela primeira vez na reserva Mescalero Apache e rapidamente se espalhou por terras indígenas e zonas protegidas pelo Serviço Florestal

Por Da Redação
18 jun 2024, 16h07

Mais de 5 mil de moradores do estado americano do Novo México foram retirados de suas casas nesta segunda-feira, 17, após incêndios florestais devastarem cerca de 14 mil acres na região, o equivalente ao território de Manhattan. O fogo foi registrado pela primeira vez na reserva Mescalero Apache e rapidamente se espalhou por terras indígenas e por zonas protegidas pelo Serviço Florestal dos Estados Unidos, nas proximidades da vila de Ruidoso.

O monitor de secas da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA indicou que a seca extrema que atinge o estado levou ao ressecamento da floresta que, como consequência, deu início às chamas. Outro incêndio também atingiu territórios indígenas ao sul, de forma a cercá-los pelos dois lados, informou o porta-voz da Divisão Florestal do Novo México, George Ducker, à emissora americana CNN.

O perigo iminente culminou na ordem executiva, emitida pela aldeia Mescalero Apache, que proibiu atividades ao ar livre e viagens off-road. A medida foi acompanhada por um alerta do Serviço Meteorológico Nacional sobre “níveis de qualidade do ar muito prejudiciais” nos condados vizinhos, advertindo “grupos sensíveis” contra exercícios ao ar livre.

Continua após a publicidade

+ Impacto da mudança climática na economia é 6 vezes pior que o esperado

Mudança climática

Enquanto o Novo México enfrenta o fogo, estados do nordeste e partes do centro-oeste dos Estados Unidos, como Maine e Iowa, sofrem com uma intensa onda de calor. Acredita-se que a temperatura nos Grandes Lagos, Nordeste e Vale do Rio Ohio ultrapasse 32°C. O índice de calor, por sua vez, deve ficar acima de 40°C em algumas áreas, com expectativa de que se intensifique ao longo da semana.

Em relatório do ano passado, o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), das Nações Unidas, alertou que há mais de 50% de probabilidade que a temperatura global ultrapasse o limite de 1,5ºC de aquecimento até 2040. O documento também indicou que, para cada 0,5°C de alta nos termômetros ao redor do globo, aumenta a frequência de eventos climáticos extremos, desde secas implacáveis até chuvas torrenciais – como as vividas pelo Rio Grande do Sul.

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.