EUA planejam fechar consulados no exterior, incluindo no Brasil
Consulado não especificado no Brasil estaria em lista de cortes, segundo jornal

Autoridades do Departamento de Estado dos Estados Unidos têm planos de fechar uma série de consulados e postos diplomáticos no exterior ainda neste ano, em uma medida que incluiria o Brasil, segundo reportagem do jornal The New York Times publicada na quinta-feira 6. A redução, que mira consulados em cidades vistas como “menos importantes”, seria parte dos cortes em massa promovidos pelo governo para desinchar a máquina estatal.
O projeto, segundo o NYT, também prevê a demissão de cidadãos locais que trabalham para missões diplomáticas americanas no exterior — esses funcionários representam quase dois terços da força de trabalho da agência.
Funcionários do Departamento de Estado compartilharam uma lista com o Congresso americano, citando algumas das representações que deveriam ser fechadas. Um consulado no Brasil estaria nesta lista, que também inclui locais como Florença (Itália), Ponta Delgada (Portugal) e Hamburgo (Alemanha). Além da embaixada em Brasília, os EUA têm consulados em Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo, além de um escritório da embaixada em Belo Horizonte.
No mês passado, a agência de notícias Reuters já havia relatado que missões dos EUA ao redor do mundo foram solicitadas a analisar a redução de funcionários locais e dos EUA em pelo menos 10%.
Críticos e a oposição dizem que cortes na presença diplomática dos EUA, juntamente com o desmantelamento da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAid), que forneceu bilhões de dólares em ajuda globalmente, podem de minar a liderança americana e deixar um vácuo perigoso para adversários como China e Rússia preencherem.