Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

EUA podem impor novas sanções contra o Irã

Enquanto assessor de segurança dos EUA visita Israel para discutir tema, clérigo iraniano ameaça retaliar ataques americanos

Por Da Redação
Atualizado em 22 ago 2018, 18h11 - Publicado em 22 ago 2018, 11h40
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O assessor de Segurança Nacional dos Estados Unidos, John Bolton, que realiza uma visita oficial a Israel, afirmou nesta quarta-feira 22 em entrevista coletiva em Jerusalém que a Casa Branca estuda possíveis novas sanções econômicas contra o Irã.

    Bolton afirmou que a questão da ameaça iraniana foi o tema predominante nos encontros com autoridades e altos cargos de segurança nos últimos dias em Israel, onde se reuniu, entre outros, com o primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, e com o presidente, Reuven Rivlin.

    “As consequências da redução de recursos do regime, acreditamos, já foi manifestada de algum modo nas restrições à Força Al Quds na Síria e no Iraque e, quem sabe, também em sua assistência aos houthis no Iêmen. Isso é muito importante”, disse Bolton.

    Ele ainda advertiu que o governo americano “não vai parar por aí” e está falando de “sanções econômicas adicionais que poderiam ser impostas para atingir o objetivo do presidente (Donald Trump) de máxima pressão” ao regime iraniano.

    Segundo Bolton, o governo americano está disposto a alcançar um acordo com o regime iraniano. Porém, se Teerã não cumprir as exigências de Washington, o país exercerá “pressão máxima para deixar claro que nunca obterão armas nucleares operacionais”, advertiu.

    Continua após a publicidade

    A designação de Bolton como conselheiro de Segurança Nacional no início do ano foi encarada por muitos como o reconhecimento aberto de uma estratégia que teria como objetivo final a queda do regime iraniano.

    Ameaças

    Ahmad Khatami, um graduado clérigo iraniano advertiu nesta quarta-feira que se os americanos atacarem o Irã, os Estados Unidos e seu aliado Israel também serão atacados em resposta.

    Khatami ainda disse a fiéis em Teerã que a proposta do presidente Donald Trump de realizar negociações com líderes iranianos é inaceitável, uma vez que Trump quer que Teerã abra mão de seu programa de mísseis e de sua influência regional.

    Continua após a publicidade

    “Americanos dizem que deveríamos aceitar o que eles dizem nas conversas. Então, isso não é uma negociação, mas uma ditadura. A República Islâmica e a nação iraniana combateriam uma ditadura”, disse Khatami, segundo a agência de notícias Mizan.

    O religioso faz parte da Assembleia de Especialistas nacional e foi designado oficialmente pelo aiatolá Ali Khamenei para realizar as preces oficias toda sexta-feira em Teerã.

    “O preço de uma guerra com o Irã é alto para a América. Os americanos sabem que, se prejudicarem o Irã, os Estados Unidos e seu principal aliado na região, o regime sionista de Israel, serão visados”, disse Khatami.

    Continua após a publicidade

    No Irã, os religiosos possuem grande influência política, já que o sistema de governo é uma teocracia. A chamada Assembleia de Especialistas, formada só por clérigos, tem o poder de escolher e dispensar o líder supremo do país, por exemplo.

    (Com EFE, Reuters e AFP)

    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.