Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

EUA sancionam empresas russas e chinesas vinculadas à Coreia do Norte

Segundo o Tesouro americano, companhias proporcionam receitas ao governo de Kim Jong-un ao enviar álcool e tabaco

Por Da Redação
Atualizado em 30 jul 2020, 20h12 - Publicado em 15 ago 2018, 16h17
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O governo dos Estados Unidos sancionou nesta quarta-feira (15) empresas russas e chinesas por terem facilitado o envio de “carregamentos ilícitos” para a Coreia do Norte.

    “O (Departamento de) Tesouro continuará implementando as sanções existentes contra a Coreia do Norte e tomará medidas para bloquear empresas, portos e embarcações que facilitam os envios ilícitos [de mercadorias] e proporcionam receitas ao regime norte-coreano”, afirmou o secretário do Tesouro dos EUA, Steven Mnuchin, em comunicado.

    Três empresas foram sancionadas, incluindo uma de logística chinesa e sua filial em Singapura, e uma russa, chamada Profinet, assim como seu diretor-geral, Vasyl Aleksandrovich Kolchanov.

    De acordo com o Tesouro americano, a chinesa Sun Moon Star International Logistics Trading e sua filial singapuriana “trabalharam juntas para facilitar remessas ilícitas à Coreia do Norte utilizando documentos falsificados”. Os carregamentos continham “álcool, tabaco e produtos relacionados com cigarros”, indicou o governo.

    O comércio “ilegal” desses bens, segundo os Estados Unidos, gerou mais de 1 bilhão de dólares para o governo do norte-coreano, Kim Jong-un.

    Continua após a publicidade

    Por sua vez, a russa Profinet é uma agência de serviços portuários de carga, fornecimento de combustível, provisões e saída para os navios que fazem escala em vários portos russos. A empresa é acusada de prestar serviços em “pelo menos seis ocasiões diferentes” a navios com a bandeira norte-coreana, que transportaram milhares de toneladas de produtos de petróleo refinado.

    “Kolchanov participou pessoalmente de acordos relacionados com a Coreia do Norte e interagiu diretamente com representantes do Executivo norte-coreano na Rússia”, acrescentou o Tesouro.

    Como resultado da ação de hoje, todas as propriedades das pessoas e empresas designadas foram bloqueadas, e os cidadãos e empresas americanas estão proibidos de fazer negócios com os sancionados.

    Continua após a publicidade

    No último dia 3, os Estados Unidos adotaram uma medida similar contra o banco russo Agrosoyuz por supostamente colaborar com o programa de armas nucleares da Coreia do Norte facilitando uma transação “significativa” de dinheiro.

    (Com EFE)

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.