Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

EUA têm ‘responsabilidade’ em ataque de Israel a embaixada, diz Irã

Declaração do ministro das Relações Exteriores do Irã, Hossein Amir-Abdollahian, ocorreu durante visita a Damasco para inauguração de prédio da delegação

Por Da Redação
Atualizado em 8 Maio 2024, 13h26 - Publicado em 8 abr 2024, 16h47

O ministro das Relações Exteriores do Irã, Hossein Amir-Abdollahian, acusou nesta segunda-feira, 8, os Estados Unidos de permitirem que Israel atacasse o prédio da embaixada do país na Síria, resultando na morte de sete oficiais, na semana passada. A declaração ocorreu durante sua visita a Damasco para inauguração de um prédio da delegação iraniana. Ele também participou de reuniões com seu homólogo sírio, Faisal Mekdad, e com o presidente Bashar Assad.

“Gostaria de dizer em voz alta, daqui de Damasco, que a América tem responsabilidade pelo que aconteceu e deve ser responsabilizada”, disse a repórteres, baseando-se no fato de que os Estados Unidos e “dois países europeus” não condenaram a agressão israelense.

+ Irã: ataque de Israel contra embaixada na Síria ‘não ficará sem resposta’

O governo do presidente americano, Joe Biden, argumenta que não tinha conhecimento da investida aérea de Israel, de quem é aliado na guerra contra o grupo palestino radical Hamas, iniciada em 7 de outubro. Embora Washington reitere a sua inocência frente as acusações, a porta-voz do Pentágono, Sabrina Singh, responsabilizou Tel Aviv pelo ataque.

“Deixamos bem claro e em canais privados para o Irã que não éramos responsáveis ​​pelo ataque que aconteceu em Damasco. Reitero que os EUA não tiveram envolvimento nesse ataque. E não tínhamos conhecimento disso com antecedência. Então vou deixar por isso mesmo”, acrescentou a repórteres em coletiva na terça-feira, 2.

+ ONU: Irã cometeu crimes contra humanidade durante repressão a protestos

Continua após a publicidade

Irã x EUA

Ainda na última segunda-feira, quando o prédio consular foi destruído, Amir-Abdollahian informou que o enviado suíço em Teerã foi convocado pelo Ministério das Relações Exteriores do Irã, devido à representação dos interesses americanos pela Suíça. Ele alegou que, na reunião, “as dimensões do ataque terrorista e do crime do regime israelense foram explicadas e a responsabilidade da administração americana sublinhada” e que “os Estados Unidos deveriam ser responsáveis”.

A variação nas versões sobre o incidente evidenciam a tensão das relações Washington-Teerã, há muito desgastadas,  em um contexto de guerra entre Israel e Hamas. Após os ataques dos militantes do Hamas em 7 de outubro, o Irã destacou que “apoia a legítima defesa da nação palestina”. Os EUA, por sua vez, estenderam apoio “sólido como uma rocha e inabalável” ao primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu.

Em discurso, o líder do Hezbollah, Hassan Nasrallah, disse que o Irã tem o “direito natural” de responder ao ataque ao consulado, responsável pela morte de Mohammad Reza Zahedi, um alto oficial da Força Quds da Guarda Revolucionária Iraniana. O grupo político e militante muçulmano, que também realiza operações terroristas e apoia o Hamas, foi fundado em 1982, ano em que eclodiu a guerra entre Beirute e Tel Aviv.

Publicidade

Imagem do bloco
Continua após publicidade

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Continua após publicidade

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Continua após publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.