Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

EUA: Trump muda de ideia sobre Otan e sobre a China

Agora, diz que a aliança militar "já não é obsoleta" e que a China não manipula sua moeda

Por Da redação
Atualizado em 12 abr 2017, 19h09 - Publicado em 12 abr 2017, 18h59

Às vésperas de completar seus primeiros 100 dias na Casa Branca,  Donald Trump mudou suas posições sobre dois temas críticos nesta quarta-feira: a política monetária da China e a relevância da Organização para o Tratado do Atlântico Norte (Otan). O presidente dos Estados Unidos  afirmou hoje que a Otan “já não é obsoleta”, como havia dito durante a campanha eleitoral de 2016.

“Eu me queixei sobre isso faz tempo. Disse que era obsoleta. Já não é obsoleta”, disse Trump em uma coletiva de imprensa conjunta na Casa Branca com o secretário-geral da organização, Jens Stoltenberg. O governante americano acrescentou que o encontro tinha sido “produtivo” e que a Otan tinha decidido “fazer mais na luta contra o terrorismo “.

Com estas palavras, Trump dá um giro de 180 graus em suas críticas à Aliança Atlântica, que tinha atacado frontalmente durante a campanha eleitoral por não estar à altura das circunstâncias. Uma vez mais, insistiu na necessidade de que os membros da Otan aumentem a despesa em Defesa até o objetivo estipulado de 2% do Produto Interno Bruto (PIB).

Da sua parte, Stoltenberg reafirmou que esta é uma de suas prioridades e que espera que todos os países-membros cumpram com o prometido. “A mensagem clara e direta do presidente Trump ajudou, e vemos como os países estão começando a trabalhar na direção adequada”, acrescentou o secretário-geral da Otan.

A cúpula de líderes da Otan programada para o final do próximo mês de maio em Bruxelas será a primeira viagem internacional de Trump.

Continua após a publicidade

China

Sobre Pequim, Trump também mudou seu discurso nesta quarta-feira. Em declaração ao jornal Wall Street Journal, o presidente americano pareceu colocar panos frios em um assunto que ameaçava as relações com a China, poucos dias depois de receber o presidente Xi Jinping. 

“Não são manipuladores da moeda”, disse Trump ao jornal.

Durante meses, Trump disse que a China manipula sua moeda para obter vantagens comerciais.

(Com Reuters e EFE)

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.