Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Ex-embaixadora dos EUA diz que foi removida da Ucrânia sob alegação falsa

Indo contra orientação da Casa Branca, Marie Yovanovitch dá depoimento à Câmara dos Deputados em inquérito de impeachment de Trump

Por Da Redação
Atualizado em 30 jul 2020, 19h37 - Publicado em 11 out 2019, 20h56

Em depoimento no inquérito de impeachment de Donald Trump nesta sexta-feira, 11, a ex-embaixadora dos Estados Unidos em Kiev, na Ucrânia, Marie Yovanovitch disse à Câmara que o presidente americano pressionou o Departamento de Estado para retirá-la do posto, ainda que o órgão acreditasse que ela “não havia feito nada de errado”. De acordo com a diplomata, o mandatário solicitou sua renúncia por meses e que ela foi finalmente descartada por alegações “falsas” feitas por atores questionáveis.

Menos de dois meses após o órgão pedir para que ela estendesse a estada na Ucrânia até 2020, Yovanovitch foi abruptamente informada no fim de abril para que voltasse a Washington “no próximo avião”, como reporta o The New York Times. John Sullivan, vice-secretário de Estado, disse que Trump havia “perdido a confiança” nela. Segundo o jornal, Yovanovich criticou em depoimento os relatórios “fictícios” divulgados pelos aliados de Trump de que ela seria desleal ao presidente e disse que nunca fez nada para sabotar a campanha ou a administração do presidente.

Enquanto corria o depoimento na Câmara, o presidente americano nomeou Sullivan embaixador dos EUA na Rússia. 

Durante sua fala, Yovanovitch declarou que “o prejuízo virá quando interesses privados contornarem diplomatas para seu próprio ganho, e não o bem do público”. A veterana — há 33 anos em serviço e por três vezes embaixadora — disse que minar diplomatas leais no Departamento de Estado fortaleceria “maus atores”, que “veriam como é fácil usar ficção e insinuações para manipular o sistema” e servir aos interesses de adversários dos Estados Unidos, incluindo a Rússia. “Hoje, vemos o Departamento de Estado atacado e esburacado de dentro para fora”, disse.

No depoimento, não houve novidade acerca da suposta pressão de Trump sobre o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky para investigar a família Biden, de acordo com o Times.

Continua após a publicidade

Segundo o Times, a ex-embaixadora também afirmou não estar envolvida nas discussões acerca da suspensão do auxílio militar americano de 400 milhões de dólares à Ucrânia, que ocorreu em maio, depois de já ter retornado aos Estados Unidos.

Embora ainda seja tecnicamente funcionária do Departamento de Estado, Marie Yovanovitch desafiou a orientação da Casa Branca ao testemunhar no inquérito de impeachment. A Câmara fez uma intimação para que a ex-embaixadora comparecesse, à qual ela acatou, enquanto outras autoridades da administração aderiram aos desejos do presidente Trump de não colaborar.

O posicionamento de Yovanovitch já gerou frutos: Gordon Sondland, embaixador dos EUA na União Europeia, concordou nesta sexta-feira 11 a testemunhar na próxima quinta-feira, 17. 

(com AFP)

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.