Fortaleça o jornalismo: Assine a partir de R$5,99
Continua após publicidade

Ex-KGB morto é suspeito de ligação com dossiê de Trump

Segundo o jornal The Telegraph, Oleg Erovinkin ajudou o ex-espião britânico a elaborar o dossiê sobre as relações do presidente americano com a Rússia

Por Da Redação Atualizado em 4 jun 2024, 20h19 - Publicado em 29 jan 2017, 12h44
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O ex-general da KGB Oleg Erovinkin, encontrado morto em Moscou em dezembro do ano passado, é suspeito de ter ajudado o ex-agente do serviço secreto britânico Christopher Steele a produzir o controverso dossiê sobre as relações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, com a Rússia, segundo reportagem do  jornal britânico The Telegraph publicada nesta sexta-feira.

    Oleg Erovinkin foi achado morto na parte traseira do seu carro. A agência de notícias russa RIA Novosti publicou que “uma investigação de grande escalada foi iniciada”. A causa da morte seria uma parada cardíaca. Erovinkin foi um dos principais assessores de Igor Sechin, ex-vice-primeiro-ministro da Rússia e atual presidente executivo da Rosneft, a empresa estatal de petróleo do país. A companhia é uma das mais citadas no dossiê.

    O dossiê, que traz detalhes de farras de Trump com prostitutas, pagamentos de propina e o auxílio da inteligência russa para grampear membros do partido Democrata, veio à tona no início deste ano, mas não teve nenhum de seus relatos confirmados pelas autoridades americanas. Trump classificou as informações como “mentiras” e uma “calúnia em estilo nazista” que teria sido criada por “pessoas doentes”.

    A reportagem do Telegraph cita afirmações feitas pelo especialista em ameaças à segurança referentes à Rússia Christo Grozev em seu blog. Ele disse que Erovinkin pode ser a fonte-chave a quem o ex-espião britânico se refere no dossiê. “Descreveram Erovinkin para mim como “tesoureiro de Sechin” e “o intermediário entre Putin e Sechin”. Um ponto que todos parecem concordar — tanto em fontes públicas como privadas — é que Erovinkin foi o mais próximo de Sechin”, escreveu Grozev no artigo.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 9,98 por revista)

    a partir de 39,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.