Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Ex-número 2 das Farc anuncia retorno à luta armada na Colômbia

Pelo Twitter, atual presidente do partido político Farc afirmou que a grande maioria dos ex-guerrilheiros continua comprometida com o acordo de paz

Por Da Redação
29 ago 2019, 10h06
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Iván Márquez, ex-número dois das Farc, reapareceu nesta quinta-feira, 29, em um vídeo anunciando uma nova etapa da luta armada na Colômbia. O ex-negociador de paz estava desaparecido desde o ano passado.

    Na gravação postada em um canal do YouTube, Márquez, vestido de verde militar e acompanhado por Jesus Santrich, um fugitivo da justiça, enfatiza: “Anunciamos ao mundo que a segunda Marquetalia (berço histórico da rebelião armada) começou sob proteção do direito universal que ajuda todos os povos do mundo a se levantarem contra a opressão”.

    Nas selvas do sudeste da Colômbia, o ex-negociador da paz também acrescentou que seu anúncio é a “continuação da luta de guerrilha em resposta à traição do Estado aos acordos de paz de Havana”.

    Os acordos de paz levaram ao desarmamento de cerca de 7.000 homens e mulheres em 2017. Também deram origem ao partido político Farc (Força Comum Alternativa Revolucionária), formado por ex-guerrilheiros.

    Márquez, Santrich e outros negociadores da paz afastaram-se do pacto que visava a acabar com mais de meio século de conflito armado e que deu origem ao agora partido político e voltaram a pegar em armas.

    Continua após a publicidade

    Iván foi eleito senador em 2018, mas perdeu seu mandato por não ter tomado posse. Seu paradeiro era desconhecido desde o ano passado, quando viajou para participar de uma reunião de ex-guerrilheiros em Miravalle, no sul do país.

    Segundo Márquez, o novo grupo armado procurará coordenar “esforços com os guerrilheiros do ELN e com aqueles camaradas que não dobraram suas bandeiras”.

    Com cerca de 2.300 combatentes, o Exército de Libertação Nacional (ELN) é reconhecido como o último grupo guerrilheiro ativo na Colômbia e exerce forte influência na fronteira com a Venezuela.

    Continua após a publicidade

    ‘Caminho da paz’

    Após a divulgação do vídeo, o ex-comandante das Farc e atual presidente do partido de mesmo nome, Rodrigo Londoño, também conhecido como Timochenko, negou a retomada da luta armada.

    “Mais de 90% dos ex-guerrilheiros continuam comprometidos com o processo de paz”, disse Timochenko no Twitter. “Apesar dos obstáculos e dificuldades, estamos convencidos de que o caminho da paz é o caminho certo”.

    Não houve reação imediata do governo.

    (Com AFP e EFE)

    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.