Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Ex-primeiro-ministro do Japão Shinzo Abe morre após ser baleado

O político foi atacado durante discurso na cidade de Nara e não resistiu. O suspeito foi detido pela polícia com uma espingarda

Por Da Redação
Atualizado em 8 jul 2022, 19h46 - Publicado em 8 jul 2022, 06h21

O ex-primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, 67 anos, morreu nesta sexta-feira, 8, após sofrer um ataque a tiros durante discurso na cidade de Nara, no oeste do país. As informações foram primeiramente divulgadas pela emissora japonesa NHK e posteriormente confirmadas pelo hospital para onde o político foi levado. O suspeito de ser o atirador foi preso e, com ele, foi apreendida uma espingarda.

O político foi baleado por volta das 11h30, no horário local, próximo de uma estação. Em imagens divulgadas nas redes sociais é possível vê-lo no chão com as mãos no peito e sua camisa ensanguentada.

Former Japanese prime minister Shinzo Abe (C) is transported into an ambulance near Yamato Saidaiji Station after being shot in the city of Nara on July 8, 2022. - Shinzo Abe was shot at a campaign event on July 8, a government spokesman said, as local media reported the nation's longest-serving premier was showing no vital signs. (Photo by Yomiuri Shimbun / AFP) / Japan OUT / NO ARCHIVES
Shinzo Abe recebendo os primeiros socorros após ser baleado – (Yomiuri Shimbun/AFP)

Segundo a NHK, foram registrados ao menos dois disparos. As primeiras informações são de que Abe foi atingido no peito e no pescoço. O ex-premiê chegou a ser levado para o hospital universitário da região, mas não resistiu.

Em nota, a instituição informou que Abe sofreu dois ferimentos “profundos”, sendo um deles no coração. Segundo o hospital, o ex-premiê chegou ao local sem sinais vitais. “Ele estava sangrando muito e, infelizmente, não pudemos salvá-lo”.

Continua após a publicidade

Ainda de acordo com a imprensa local, a arma usada no ataque foi uma espingarda caseira, de fabricação grosseira. O suspeito foi identificado como Tetsuya Yamagami, de 42 anos. Ele é ex-integrante da Marina japonesa e disse à polícia que estava insatisfeito com Abe e queria matá-lo, segundo a NHK.

Shinzo Abe permaneceu no poder por oito anos e deixou o posto em setembro de 2021, alegando motivos de saúde. Tornou-se o chefe de governo do Japão a permanecer por mais tempo no cargo. Seu sucessor, e atual mandatário, é Fumio Kishida, do mesmo partido. Ele lamentou o ocorrido.

This image received from the Asahi Shimbun newspaper shows a man (centre R) suspected of shooting former Japanese prime minister Shinzo Abe being tackled to the ground by police at Yamato Saidaiji Station in the city of Nara on July 8, 2022. - Abe was pronounced dead on July 8, the hospital treating him confirmed, after he was shot at a campaign event in the city of Nara. (Photo by ASAHI SHIMBUN / AFP) / Japan OUT - NO Internet / NO ARCHIVES
Atirador é capturado por seguranças logo após efetuar os disparos – (Asahi Shimbun/AFP)
Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.