Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

APURAÇÃO DAS ELEIÇÕES 2024

Continua após publicidade

Exército chinês pode intervir se atos piorarem, diz chefe de Hong Kong

Carrie Lam, chefe do executivo do território, disse que a constituição prevê intervenção chinesa, mas não detalhou sob quais circunstâncias

Por Estadão Conteúdo 8 out 2019, 06h05

A chefe do Executivo de Hong Kong, Carrie Lam, alertou, nesta terça-feira 8, que há possibilidade de intervenção militar da China na região caso os protestos cheguem a um ponto crítico.

“Ainda penso que nós mesmos devemos encontrar soluções, e esta também é a posição do governo central [da China]”, disse Lam em entrevista coletiva. “Porém, se a situação ficar ‘tão ruim’, não poderemos descartar nenhuma opção”. Ela disse que a constituição de Hong Kong prevê intervenção chinesa, mas não detalhou sob quais circunstâncias a ação poderia ocorrer.

Além disso, a líder de Hong Kong pediu a críticos em outros países que aceitem que os violentos protestos deixaram de ser “um movimento pacífico pela democracia”. As manifestações, que já se estendem por quatro meses, vêm prejudicando a economia e impactando fortemente o turismo local.

Ontem, o presidente americano, Donald Trump, pediu ao presidente chinês, Xi Jinping, que encontre uma “solução humana” para a crise em Hong Kong, e alertou que “resultados ruins” podem prejudicar negociações comerciais entre China e Estados Unidos que serão retomadas na quinta-feira 10 em Washington.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.