Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

APURAÇÃO DAS ELEIÇÕES 2024

Continua após publicidade

Exército russo intensifica cerco a Mariupol, cidade ao leste da Ucrânia

Vice-prefeito fez relato dramático sobre ataques a alvos civis

Por Ricardo Ferraz Atualizado em 3 mar 2022, 10h23 - Publicado em 3 mar 2022, 09h11
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Manifestante pró-Rússia sobe no mastro com a bandeira da chamada República Donetsk, na cidade de Mariupol, na região de Donetsk
    Integrante de movimento separatista hasteia bandeira russa em Mariupol: cidade está prestes a cair (Genya Savilov/AFP/VEJA/VEJA/VEJA/VEJA)

    Mariupol, uma das principais cidades do leste da Ucrânia, está cercada por tropas russas. A informação foi dada pelo vice-prefeito, Sergei Orlov, à CNN Internacional. “A situação é bastante crítica”, resumiu.

    Segundo ele, nas últimas 26 horas houve bombardeios contínuos, colocando a população em risco.  Vários prédios civis foram atingidos, incluindo casas, jardins de infância e escolas. O número de civis mortos ainda não pôde totalmente contabilizado. 

    A cidade esta prestes a viver uma crise humanitária, com falta de água, eletricidade, serviço de saneamento e aquecimento.

    “Eles estão destruindo nossa cidade com todas as armas, de artilharia, de bombardeio de avião, de foguetes táticos, de múltiplos sistemas de lançamento de foguetes”, disse Orlov.

    Continua após a publicidade

    Em um vídeo divulgado na quinta-feira, o general russo Igor Konashenkov confirmou que o cerco à Mariupol estava se intensificando, mas fez questão de repetir que não estava atacando áreas civis na Ucrânia.

    A cidade que fica na região de Donetsk abriga movimentos separatistas pró-Rússia apoiados. Eles chegaram a garantir que suas forças bloquearam a cidade. No entanto, o Ministério do Interior ucraniano disse que “as batalhas por Mariupol ainda continuam”, pois unidades da Guarda Nacional, juntamente com as Forças Armadas, “mantêm a defesa da cidade”.

    O vice-prefeito fez um apelo às forças ucranianas: ““Estamos pedindo ajuda ajuda militar”, disse Orlov. “Nossas forças internas são muito corajosas, mas estamos cercados pelo exército russo, que tem mais pessoas em seu exército”.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.