Explosão perto de pub fere 42 pessoas no Japão
Vazamento de gás de embalagens de desodorante spray teria provocado o incêndio; 28 prédios ao redor estão danificados
Uma explosão feriu pelo menos 42 pessoas em um restaurante e danificou 28 prédios e 24 veículos ao redor nesta segunda-feira, 17, na cidade de Sapporo, no norte do Japão. A polícia suspeita que o acidente tenha sido causado pelo vazamento de gás de mais de 100 latas de desodorante spray que estavam armazenadas no local.
Segundo o jornal japonês Asahi Shimbum, o prédio de madeira caiu e foi totalmente destruído pelas chamas. No local, funcionava uma imobiliária com um restaurante adjunto e também uma clínica. O gás da embalagem de desodorante teria sido o combustível da explosão, cuja ignição foi dada por um aquecedor de água.
A explosão ocorreu às 20h30 (9h30 desta segunda-feira, em Brasília), e o fogo foi extinto seis horas depois. Sete agentes da Agência de Gerenciamento de Incêndio e Desastre do Japão foram enviados ao local para investigar as causas. O prédio não era, segundo o corpo de bombeiros local, preparado para situações de emergência. Em inspeção feita em outubro passado, foi constatada a ausência de alarmes e de esquemas de retirada rápida das pessoas de dentro do prédio.
“De repente, eu ouvi um ‘bum’. Meu corpo voou para o chão. Depois da explosão, as chamas se espalharam instantaneamente na minha direção. Eu me joguei através da janela para a rua”, comentou uma mulher de 28 anos, que estava jantando no restaurante, ao Asahi Shimbum.