Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Familiares do idealizador de ataques no Sri Lanka são mortos em tiroteio

Zahran Hashim se explodiu no ataque a um dos hotéis de luxo de Colombo; ele fundou grupo terrorista responsabilizado por executar atentados

Por Da Redação
28 abr 2019, 12h54

O pai e dois irmãos do suspeito de ser o idealizador dos ataques a bomba no domingo de Páscoa no Sri Lanka foram mortos durante uma ação da polícia há dois dias. A operação das forças de segurança contra o esconderijo dos familiares do terrorista deixou 15 mortos no total.

Zahran Hashim foi apontado pelas autoridades do Sri Lanka como o mentor da onda de atentados que mataram mais de 250 pessoas em igrejas e hotéis na ilha no último dia 22. Ele aparece em um vídeo divulgado pelo Estado Islâmico (EI) após os ataques.

O extremista era o comandante do National Thowheeth Jama’ath (NTJ), grupo terrorista local responsabilizado por executar os atentados. Ele morreu no ataque a um dos hotéis de luxo de Colombo.

Os dois irmãos de Zahran, Zainee Hashim e Rilwan Hashim, e seu pai, Mohamed Hashim, também estavam no vídeo divulgado pelo EI, segundo Niyaz Sharif, cunhado do terrorista. Eles aparecem com o rosto coberto na gravação, que convoca uma guerra total contra “os infiéis”.

Zainee, Rilwan e Mohamed foram mortos em um violento tiroteio com forças de segurança na sexta-feira 26, na cidade de Kattankudy. Os policiais invadiram o local onde eles se escondiam desde os ataques e confrontaram os terroristas.

O Sri Lanka está em alerta máximo desde os ataques no último domingo de Páscoa, com quase 10.000 soldados destacados por toda a ilha para conduzir buscas e caçar membros de dois grupos islamitas que seriam os responsáveis pelos atentados.

Continua após a publicidade

Autoridades detiveram mais de 100 pessoas, incluindo estrangeiros da Síria e do Egito, desde os ataques de 21 de abril.

No vídeo do EI, Rilwan Hashim é visto chamando por todos os ‘jihadistas’, ou por guerra santa, enquanto crianças choram no fundo.

“Destruiremos esses infiéis para proteger esta terra e portanto precisamos da jihad”, diz Rilwan no vídeo, sentado ao lado de seu irmão e pai. “Precisamos ensinar uma lição para esses infiéis que estão destruindo os muçulmanos”.

O Estado Islâmico reivindicou a autoria do ataque de domingo de páscoa, e neste domingo o grupo confirmou que três de seus membros se enfrentaram com a polícia do Sri Lanka por várias horas no tiroteio de sexta antes de detonarem seus coletes explosivos.

Continua após a publicidade

O grupo disse que 17 policiais foram mortos ou feridos no ataque, o que é negado pelos militares do Sri Lanka. Uma fonte policial disse que dois policiais foram levemente feridos na batalha.

A polícia disse ainda que seis crianças estavam entre as outras 12 pessoas que morreram no tiroteio, mas não deu mais detalhes.

(Com Reuters)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.