Fortaleça o jornalismo: Assine a partir de R$5,99
Continua após publicidade

Fatah e Hamas assinam acordo de conciliação na Palestina

Compromisso entre facções mediado pelo Egito determina a unificação administrativas dos territórios palestinos

Por Da redação
12 out 2017, 13h51
  • Seguir materia Seguindo materia
  • As facções palestinas rivais Hamas e Fatah anunciaram um acordo de conciliação nesta quinta-feira, pondo fim às hostilidades de uma década entre os grupos. O compromisso, assinado em Cairo e mediado pelo Egito, determina a unificação administrativa dos territórios palestinos e coloca Gaza sob o controle da Autoridade Palestina (AP).

    “O governo legitimo, de consenso, estará de volta obedecendo suas responsabilidades e a lei”, declarou Azzam Al-Ahmed, chefe da delegação do Fatah, que afirma que o governo de unidade será responsável por gerir “todas as instituições, sem exceções”. Pelo acordo, cuja transição será finalizada até o dia 1º de dezembro, o Hamas concorda em entregar o controle de Gaza ao governo do presidente palestino Mahmoud Abbas, líder do Fatah.  A AP assume, partir de 1º de novembro, a gestão de Rafah, cidade que marca a fronteira entre o enclave e Israel.

    A reconciliação é vista como um passo que dá mais poder a Abbas em futuras negociações sobre a criação de um Estado palestino.  As hostilidades entre Fatah e Hamas, grupo que travou três guerras contra Israel desde 2008 e prega a destruição do país, eram um grande obstáculo para um acordo de paz. De acordo com um oficial israelense em entrevista à Reuters, o país “irá acompanhar e atuar de acordo com o desenrolar dos acontecimentos”.

    Milhares de pessoas saíram às ruas de Gaza para comemorar o acordo. Hamas e Fatah agora discutem sobre a data para futuras eleições legislativas no território palestino. O último pleito, em 2006, acabou com a vitória do grupo islamista em Gaza, dando origem a uma guerra civil. Cerca de 3.000 agentes de segurança do Fatah serão integrados às forças policiais do enclave. O Hamas conta com aproximadamente 25.000 militantes armados em suas fileiras.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 9,98 por revista)

    a partir de 39,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.