Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Filha de Brigitte Macron lança campanha #MeToo contra Bolsonaro

Sem citar o presidente brasileiro, Tiphaine Auzière denuncia 'políticos misóginos' e mostra notícia sobre declaração de Paulo Guedes

Por Da Redação
Atualizado em 11 set 2019, 21h26 - Publicado em 11 set 2019, 21h19
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Tiphaine Auzière, filha da primeira-dama da França, Brigitte Macron, foi às redes sociais na sexta-feira, 6, denunciar os líderes políticos que “atacam uma mulher pública devido a sua aparência”. Sem citar diretamente o presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, que endossou comentários ofensivos contra Brigitte, e o ministro da Economia, Paulo Guedes, Auzière anunciou a criação de um movimento aos moldes do #MeToo.

    Além de Bolsonaro e de Guedes, nenhum político ou autoridade fez comentários pejorativos a Brigitte Macron.

    “Estamos em 2019 e há líderes políticos que atacam uma mulher em público devido a sua aparência”, disse em um pequeno vídeo publicado em sua conta no Twitter. Enquanto falava, Auzière, advogada de 35 anos e filha do primeiro casamento da primeira-dama, mostrava uma notícia sobre Paulo Guedes declarando que a primeira-dama da França “é feia mesmo”.

    A advogada convocou seus seguidores a denunciarem o misoginia usando a hashtag #balancetonmiso (“denuncie a misoginia”, em tradução livre). 

    “Vamos investir em nossas famílias, em nossas empresas e nas urnas porque, todos juntos, vamos denunciar nossos misóginos”, concluiu no vídeo.

    Continua após a publicidade

    A crise diplomática entre Brasil e França teve início quando o presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou que levaria a questão do desmatamento da floresta Amazônica para a reunião do G7, em Biarritz. As justificativas foram as queimadas que assolaram a mata e a retórica do governo brasileiro quanto à preservação ambiental. Macron disse que Bolsonaro “mentiu” ao dar garantias de que seu governo preservaria a floresta.

    A troca de farpas se expandiu quando Bolsonaro endossou um comentário ofensivo à primeira-dama francesa em sua página no Facebook. Durante a reunião do G7, uma câmera da emissora francesa CNews flagrou uma conversa de Macron com o presidente do Chile, Sebastián Piñera. O líder francês se mostrou desconfortável e irritado, classificando como “não digno de um presidente” o comportamento de Bolsonaro.

    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.