As Filipinas realizaram uma operação para esvaziar prédios públicos e escolas nesta terça-feira, 5, depois que um terremoto de magnitude 5,9 atingiu a ilha de Luzon, onde fica a capital, Manila.
De acordo com a agência estatal de sismologia, não houve relatos de vítimas. Em um comunicado no X, plataforma anteriormente conhecida como Twitter, o órgão informou também que não esperava danos, mas alertou sobre a ameaça de tremores secundários.
Video shows the strength of tremors in #Philippines as south east Asian is rocked by series of earthquakes.
More and more videos are pouring in revealing the intensity of massive shocks above reading 7 on Richter scale.
#EarthquakePH #earthquake #Tsunami pic.twitter.com/lvb2FcjUsu
— Theunpopularopinion (@theunp0pu1ar) December 5, 2023
Fuga em massa
A agência registrou o terremoto de magnitude 5,9 offshore, ou no mar, com profundidade de 79 quilômetros. Seu epicentro foi a cerca de 130 quilômetros da região da capital.
“Sentimos um tremor forte e prolongado”, disse Michael Orayani, prefeito da cidade de Lubang, na província de Mindoro Ocidental, à estação de rádio DWPM. “Corremos para fora mesmo enquanto o prédio tremia”, completou.
Imagens compartilhadas pela mídia local no X mostraram funcionários do governo deixando o Congresso, o Senado, o palácio presidencial e os edifícios do Ministério da Justiça. Estudantes também correram para fora das universidades e escolas.
HAPPENING NOW: Members of the Lasallian community are evacuating after an earthquake was felt in the Manila Campus at around 4:30 pm. Campus access is currently restricted in some gates. pic.twitter.com/OUVWpwQRDe
— The LaSallian (@TheLaSallian) December 5, 2023
WATCH: People in Malacañang complex evacuate buildings after an earthquake was felt in parts of Metro Manila. | @JMangaluzINQ pic.twitter.com/GMlfHVcaKa
— Inquirer (@inquirerdotnet) December 5, 2023
O ministério dos transportes interrompeu as operações ferroviárias na capital. Enquanto isso, a operadora aeroportuária estadual afirmou não ter registrado qualquer dano foi registrado nos pavimentos das pistas ou nas instalações dos terminais.
O Centro Sismológico Europeu-Mediterrâneo já havia registrado um terremoto de magnitude 6,2 na área, antes de rebaixar sua intensidade para 6,0.
Anel de Fogo
Terremotos são comuns nas Filipinas, que fica no “Anel de Fogo”, um cinturão de vulcões que circunda o Oceano Pacífico e é propenso a atividades sísmicas.
Na noite de sábado 2, um outro poderoso tremor de magnitude 7,4 atingiu o sul das Filipinas, deixando três pessoas mortas. Depois disso, ocorreram mais de 2.000 tremores secundários que levaram milhares de pessoas a permanecer em abrigos e centros de emergência.
Além disso, um terremoto de magnitude 6,8 atingiu Mindanao, a segunda maior ilha no arquipélago das Filipinas, na manhã de segunda-feira.