Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Força Aérea dos EUA adota popular videogame de guerra como parte do treinamento

O jogo 'Command' está disponível para qualquer um, mas foi atualizado para operar em redes seguras dos militares americanos

Por Da Redação 29 out 2024, 15h53

Em meio a conflitos globais, como os combates na Ucrânia e a tensão entre Israel e Hamas no Oriente Médio, estrategistas militares estão se desdobrando para pensar em abordagens inovadoras para a preparação para guerras. De forma inusitada, videogames passaram a fazer parte dos treinamentos. Recentemente, o Departamento de Defesa dos Estados Unidos integrou ao cotidiano militar o “Command“, um jogo de combate bidimensional que permite simulações detalhadas de cenários bélicos de forma acessível.

Segundo o jornal americano The Wall Street Journal, o game foi atualizado para operar em redes seguras da Força Aérea americana. A Matrix Games, desenvolvedora do jogo, corrigiu diversas vulnerabilidades de segurança, garantindo que a “Command Professional Edition” agora esteja na lista de produtos avaliados pela organização militar, sem o risco de vazamentos. Além disso, os jogos de guerra permitem explorar hipóteses que não poderiam ser abordadas em exercícios tradicionais, como a guerra nuclear.

Combate nas telas

Entre os defensores dessa abordagem está Tim Barrick, coronel aposentado da Marinha e atual diretor de jogos de guerra da Universidade do Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos. Ele treina alunos utilizando jogos de tabuleiro e digitais. Em uma simulação online, Barrick desafiou oito majores da Marinha em um combate no Pacífico, utilizando o “Command: Professional Edition“.

Esse software é inusitado no contexto militar, pois não foi desenvolvido por um especialista em defesa, como a maioria dos jogos de guerra. Em vez disso, é um programa criado e comercializado por entusiastas de jogos com pouca formação militar, e inspirado nos romances do escritor e historiador americano Tom Clancy.

Não é só a Força Aérea americana que usa o Command como uma ferramenta de wargame. De acordo com o WSJ, ele também é usado faz parte do cotidiano militar em Taiwan e do Strategic Command do Reino Unido. Dentro da infraestrutura de defesa dos Estados Unidos, a Defense Advanced Research Projects Agency, ou DARPA, também testou estratégias potenciais com o jogo.

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.