Kate Middleton admite que editou 1ª foto divulgada após meses de sumiço
Imagem que futura rainha da Inglaterra publicou enquanto se recupera de uma 'cirurgia abdominal' foi acusada de manipulação e virou objeto de especulação
Depois de cinco agências jornalísticas de fotografias removerem de suas galerias uma imagem de Kate Middleton, a Princesa de Gales, por suspeitas de ter sido “manipulada”, a futura rainha do Reino Unido veio a público se desculpar nesta segunda-feira, 11. Segundo ela, sua primeira foto divulgada após mais de dois meses de sumiço, enquanto se recuperava de uma misteriosa “cirurgia abdominal”, foi editada por ela mesma.
O Palácio de Kensington, que cuida da comunicação da princesa, disse em comunicado nesta segunda-feira que Kate reconheceu que houve manipulação na imagem, mas afirmou que ela mesma fez a edição da foto, em que aparece sentada e rodeada pelos três filhos – George, Charlotte e Louis. De acordo com o palácio, o príncipe William, seu marido e futuro rei, tirou a foto, postada em homenagem ao Dia das Mães, que o Reino Unido celebra em 10 de março.
“Como muitos outros fotógrafos amadores, eu experimento editar as fotos de vez em quando. Queria expressar minhas desculpas por qualquer confusão que a foto de família que compartilhamos ontem causou. Espero que todo mundo tenha passado um feliz Dia das Mães”, afirmou Kate no comunicado.
Suspeitas de “manipulação”
A imagem, publicada na manhã de domingo 10, atraiu a atenção de todo o globo, por ser a primeira de Kate em meses desde que foi submetida a uma cirurgia no abdômen em janeiro. Não tendo detalhado mais nada sobre o procedimento, seu estado de saúde foi alvo de fortes especulações ao longo dos últimos meses.
Logo após ser divulgada, cinco importantes agências de notícias retiraram a foto às pressas de seus serviços: a britânica PA, Getty Images, AFP, Reuters e Associated Press. Segundo comunicado, foi notada uma “inconsistência no alinhamento da mão esquerda da princesa Charlotte”.
A plataforma X, antigo Twitter, postou seu próprio aviso de isenção de responsabilidade na conta oficial do Príncipe e da Princesa de Gales, dizendo que “acredita-se que (a imagem) tenha sido alterada digitalmente”.
Saúde da princesa
Kate, 42 anos, passou 13 noites na London Clinic, um hospital no centro de Londres, após sua cirurgia. O príncipe William visitou sua esposa durante a internação, mas não houve fotos.
O Palácio de Kensington compartilhou poucos detalhes sobre sua condição, que gerou um turbilhão de teorias da conspiração nas redes sociais, de doação de órgão e plástica mal feita até um possível divórcio entre ela e William. O palácio, que disse que a princesa queria que as suas informações médicas permanecessem privadas, afirmou apenas que não se trataria de uma doença “cancerosa”.