Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

França diz ter provas de que regime sírio usou armas químicas em Duma

Presidente francês disse que atacará o país quando considerar mais oportuno

Por Da redação
Atualizado em 12 abr 2018, 13h53 - Publicado em 12 abr 2018, 13h53

O presidente da França, Emmanuel Macron, afirmou que possui provas de que o governo da Síria atacou a cidade de Duma com armas químicas no último final de semana, reiterando sua intenção de realizar ataques aéreos contra o país caso seja necessário. “Responderemos oportunamente, quando considerarmos que será mais útil e eficaz”, disse o líder francês, acrescentando que encontraram evidências de que o regime do ditador Bashar Assad usou cloro contra a população da região controlada pelos rebeldes.

O presidente, que disse ter sido afetado pelas imagens do ataque em Duma, afirmou que a intervenção deve estar destinada a impedir que Damasco volte a fazer uso dessas armas químicas, embora não tenha dado mais detalhes sobre a mesma.

Em contato “diário” com seu colega americano Donald Trump, Macron garantiu que a intervenção na Síria estava destinada a lutar contra o jihadista Estado Islâmico (EI), mas que esse país “abriga várias guerras dentro da guerra” nas quais “nem tudo está permitido”.

A intervenção deve contribuir também para “preparar a Síria de amanhã” que tem que estar dirigida por um governo “que inclua a todas as minorias”. O presidente francês indicou que está em contato regular também com seu colega russo, Vladimir Putin, aliado de Assad.

Continua após a publicidade

“O mundo é caótico e há situações inaceitáveis. O que tentamos é manter ao máximo a estabilidade da região. A França não permitirá que haja uma escalada e nem que nada danifique essa estabilidade”, indicou.

A chanceler alemã, Angela Merkel, também considerou “evidente” que o regime sírio ainda dispõe de um arsenal químico, enfatizando que Berlim “não participaria de ações militares” contra Damasco.

Na quinta-feira, Donald Trump voltou atrás em seu discurso e afirmou que nunca disse quando haveria um ataque de seu país à Síria. Um dia antes, o americano havia postado em seu Twitter para que a Rússia se preparasse, pois mísseis viriam.

Continua após a publicidade

A Organização Internacional para a Proibição de Armas Químicas (OPAQ) anunciou que se reunirá na segunda-feira para discutir o suposto ataque químico em Duma.

A Rússia pediu nesta quinta às potências ocidentais que reflitam seriamente sobre as consequências de suas ameaças de atacar a Síria.

(Com AFP e EFE)

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.