Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

França e China se unem contra Trump sobre o clima

Após saída dos Estados Unidos do Acordo de Paris, Macron e Xi Jinping reforçam necessidade de luta contra mudanças climáticas

Por Da Redação
Atualizado em 4 jun 2024, 15h14 - Publicado em 6 nov 2019, 17h10

Os presidentes da China, Xi Jinping, e da França, Emmanuel Macron, reforçaram nesta quarta-feira, 6, seu “firme apoio” ao acordo de Paris sobre o clima. O gesto faz frente aos Estados Unidos de Donald Trump, que acaba de oficializar sua retirada do tratado.

Em Pequim, os chefes de estado afirmaram que o acordo assinado em 2015 para lutar contra a mudança climática abria um “processo irreversível”, lamentando a decisão de Washington.

“Quando a China, a União Europeia e a Rússia se comprometem com seriedade, a opção isolada de um país ou de outro não basta para mudar a direção do mundo. Só contribui para isolá-lo”, disse Macron, sem citar os Estados Unidos, no último dia da visita à China.

Os mandatários chinês e francês, em contraposição ao isolacionismo de Trump, querem que se “respeite o multilateralismo” e “dar um impulso político à cooperação internacional”. Macron e Xi formalizaram seu acordo no “Chamado de Pequim para a conservação da biodiversidade e a mudança climática”, publicado após uma entrevista no Palácio do povo da capital chinesa.

No plano político, o presidente francês disse que o delicado tema de Hong Kong foi discutido, apesar do aviso prévio do governo chinês de que esse era um assunto interno.

Continua após a publicidade

Asterix e Energia Nuclear

Durante o encontro, Paris e Pequim se comprometeram nesta quarta-feira a assinar antes do fim de janeiro o acordo final para a construção na China de uma fábrica de tratamento de combustíveis nucleares usados, um projeto de mais de dez anos em mãos do grupo francês Orano (ex-Areva).

A visita de Macron à China permitiu a assinatura de uma série de acordos comerciais – nos setores energético, agroalimentar, aeronáutico, entre outros – em um valor total de 15,1 bilhões de dólares, segundo fontes chinesas, não confirmadas do lado francês.

Além da econômica, a visita também rendeu cooperação cultural, com a inauguração em Xangai de uma filial do museu Centro Pompidou, e autorização para filmar na Grande Muralha um longa-metragem sobre o personagem de história em quadrinhos Asterix.

Continua após a publicidade

“Asterix vai conhecer as Rotas da Seda (gigantesco plano chinês de expansão e cooperação internacional) e permitirá que compartilhemos nossos populares acervos imaginários”, comemorou Macron.

(Com AFP)

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.