Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

França participa da troca da guarda britânica pela 1ª vez; veja vídeo

Troca celebra 120 anos da Entente Cordiale, acordo que pôs fim nas disputas coloniais entre as nações após as guerras napoleônicas

Por Da Redação
Atualizado em 8 Maio 2024, 13h26 - Publicado em 8 abr 2024, 19h00

O Palácio de Buckingham, lar do rei Charles III da Inglaterra, e o Palácio do Eliseu, sede da Presidência da França, fizeram nesta terça-feira, 8, uma mudança inusitada: os soldados de guarda trocaram de posto. Pela primeira vez, Londres recebeu soldados de um país de fora da Commonwealth – organização composta por 56 países, maioria antigos integrantes do Império Britânico, distribuídos por seis continentes – como forma de celebração aos 120 anos da Entente Cordiale, acordo que pôs fim nas disputas coloniais entre Reino Unido e França após as guerras napoleônicas.

Em Paris, o ato militar foi supervisionado pelo presidente Emmanuel Macron e pela embaixadora britânica na França, Menna Rowlings. Por lá, foram recebidos 16 membros da tropa de infantaria de elite Coldstream Guards, responsável por funções cerimoniais. O coral das Forças Armadas francesa também não ficou parado: os hinos nacionais da França e do Reino Unido, La Marseillaise e God Save the King, foram entoados para marcar a data.

Em Londres, o lugar de anfitrião do rei Charles III – afastado das funções reais desde que descobriu estar com câncer, em fevereiro deste ano – foi ocupado pelo duque e a duquesa de Edimburgo, o príncipe Edward e sua esposa Sophie. Eles “inspecionaram 32 membros do 1º e 2º regimentos de infantaria da Garde Republicaine e 40 guardas da Guarda Escocesa da Companhia F, alinhados em frente aos seus homólogos franceses”, segundo comunicado do Palácio de Buckingham.

“As tropas domésticas guardam o Soberano e os Palácios Reais desde 1660. Quando a Rainha Vitória se mudou para o Palácio de Buckingham em 1837, a Guarda da Rainha permaneceu no Palácio de St James, com um destacamento guardando o Palácio de Buckingham, como ainda faz hoje”, explicou a nota. “A cerimônia da Troca da Guarda marca o momento em que os soldados em serviço, a Velha Guarda, trocam de lugar com a Nova Guarda.”

Continua após a publicidade

+ Macron compartilha meme sobre encontro com Lula

Declaração de Macron

Em vídeo publicado no X, antigo Twitter, Macron disse que “França e Reino Unido conseguiram construir uma forte relação bilateral, fundamentada nos mesmos ideais democráticos, em um compromisso mútuo com o multilateralismo e uma visão compartilhada de nossas responsabilidades e interesses estratégicos” apesar das duas guerras mundiais e das “convulsões” do século XX. Ele ressaltou, ainda, a importância do acordo para o meio ambiente, inteligência artificial e apoio à Ucrânia “enquanto ela se defende contra seu agressor”.

“Em um momento tão particular na vida do continente, com o voto do Brexit e sua implementação, com o retorno da guerra, como mencionei antes, e imensos desafios diante de nós, esta Entente Cordiale é, de certa forma, a base – tão antiga, ainda assim com uma relevância tão atual – que nos permite desenvolver nossa relação bilateral e agir juntos”, disse.

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.