Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Furacão Dorian: Mortes em Bahamas vão a 7; tempestade avança para os EUA

Premiê do país caribenho diz que total de vítimas deve aumentar, enquanto o furacão, em categoria 2, segue lentamente para a costa americana

Por Da Redação 4 set 2019, 02h34
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O furacão Dorian avança no início desta quarta-feira 4 lentamente em direção à costa sudeste dos Estados Unidos como uma tempestade perigosa de categoria 2, após deixar um rastro de morte e destruição nas Bahamas.  O primeiro-ministro do arquipélago do Caribe, Hubert Minnis, informou à imprensa que até o momento foram registradas sete mortes. Um boletim anterior divulgado pelo governo indicava cinco falecimentos

    “Podemos antecipar que teremos mais vítimas fatais”, afirmou Minnis. Imagens aéreas da ilha Grande Ábaco emitidas pela CNN mostram cenas de danos catastróficos, com centenas de casas sem teto, carros virados, enormes inundações e escombros por todos os lados.

    “Esta é uma crise de proporções épicas, talvez a pior que já vivemos”, disse Dames. As pistas do Aeroporto Internacional de Grand Bahama, em Freeport, estavam debaixo d’água, complicando os esforços de resgate.

    O site Bahamas Press publicou um vídeo da inundação do Rand Memorial Hospital de Freeport, e disse que os pacientes tiveram que ser evacuados.

    A Guarda Costeira dos Estados Unidos enviou helicópteros MH-60 Jayhawk à ilha Andros, no sul do arquipélago, para ajudar com as tarefas de busca e resgate, enquanto os moradores presos em suas casas inundadas faziam chamados desesperados.

    Continua após a publicidade

    Segundo um primeiro boletim da Cruz Vermelha, cerca de 13.000 casas podem ter sido danificadas ou destruídas, e o furacão causou “danos consideráveis” nas ilhas Ábaco e Grand Bahama.

    Pelo menos 61.000 pessoas estariam precisando de ajuda alimentar nas Bahamas, estimou a ONU nesta terça, que se prepara para enviar duas equipes de avaliação.

    Extremamente perigoso

    Ken Graham, diretor do Centro Nacional de Furacões (NHC) americano, com sede em Miami, disse que Dorian havia começado a se mover após “permanecer em estado estacionário por mais de 24 horas atingindo as Bahamas”.

    Continua após a publicidade

    O furacão, que deixava 760 mm de chuvas no arquipélago, caiu nesta terça para categoria 2, em uma escala máxima de 5, com ventos de 175 km/h, mas continua sendo extremamente perigoso enquanto se desloca a passo lento rumo à costa sudeste dos Estados Unidos, apontou o NHC em seu boletim de 20h.

    Acrescentou que se espera que ganhe velocidade e cresça em tamanho durante as próximas horas, e vire para o norte na noite de quarta-feira.

    “O furacão se moverá depois perigosamente perto da costa leste da Flórida até quarta-feira à noite, muito perto das costas da Geórgia e da Carolina do Sul na quarta à noite e na quinta, e perto ou sobre a Carolina do Norte na última hora de quinta”.

    (Com AFP)

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.