Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Furacão Francine causa inundações e cortes de energia em três estados dos EUA

A tempestade atingiu os estados americanos de Louisiana, Mississippi e Alabama com chuvas e ventos de até 155 km/h

Por Da Redação 12 set 2024, 12h05

A tempestade Francine atingiu os estados americanos de Louisiana, Mississippi e Alabama nesta quinta-feira, 12, provocando chuvas e ventos fortes que deixaram cerca de 450 mil casas e empresas sem energia.

O fenômeno climático enfraqueceu para uma tempestade tropical na noite de quarta-feira, após atingir a costa da Louisiana com ventos de 155 km/h, sendo classificado como um furacão de categoria 2, de acordo com o Centro Nacional de Furacões (NHC).

“Francine foi rebaixada para tempestade tropical. No entanto, não subestimem o impacto: ainda acontecem fortes chuvas que provocam inundações generalizadas, ventos prejudiciais e tornados isolados”, alertou o NHC.

Na cidade de Nova Orleans, em Louisiana, as autoridades locais resgataram mais de 24 pessoas, incluindo crianças pequenas, das enchentes que se formaram durante a noite de quarta-feira, relatou o escritório do xerife local.

O governador da Louisiana, Jeff Landry, e o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, declararam estado de emergência na terça-feira, antes mesmo da chegada da tempestade. A medida visa permitir a liberação de recursos para ajuda emergencial nas áreas atingidas. Cerca de 6,6 milhões de pessoas receberam um alerta de tempestade tropical do Serviço Nacional de Meteorologia.

Continua após a publicidade

Espera-se que a tempestade enfraqueça ainda mais e se torne um ciclone pós-tropical na quinta-feira à noite ou no início de sexta-feira, enquanto avança em direção ao Mississippi e outros estados vizinhos.

Francine é o quarto furacão da temporada do Atlântico, que se estende de junho a novembro. Antes dela, a passagem dos furacões Ernesto, Debby e Beryl provocou chuvas intensas e apagões em vários estados dos EUA.

De acordo com a Administração Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA), a temporada de furacões no Atlântico deste ano está especialmente agitada devido às altas temperaturas da águas marinhas, que intensificam esses eventos meteorológicos. Estima-se que haverá 25 tempestades ao longo da temporada, sendo 13 furacões.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.