Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Genro de Trump recupera acesso permanente a documentos sigilosos

Jared Kushner perdeu sua credencial de segurança temporária em fevereiro por não ter concluído sua checagem de antecedentes com o FBI

Por Da redação
23 Maio 2018, 19h55
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Jared Kushner, genro e conselheiro sênior do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reconquistou permanentemente sua credencial de segurança para acessar documentos sigilosos do governo americano, informou o The New York Times nesta quarta-feira (23). Ele havia perdido sua autorização temporária em fevereiro, por não ter concluído sua checagem de antecedentes criminais junto ao serviço de inteligência americano, o FBI.

    Para conseguir sua credencial de volta, Kushner teve de se submeter a um interrogatório de sete horas, coordenado pela equipe do procurador especial Robert Mueller. Segundo fontes ouvidas pelo jornal americano, as perguntas giravam em torno de uma ampla gama de temas, incluindo a opinião de Kushner sobre a demissão de James Comey, ex-diretor do FBI, anunciada por Trump em maio de 2017.

    Além do interrogatório, foi feito um resgate de todo o histórico financeiro de Kushner e dos contatos estrangeiros que ele possui. A investigação completa durou mais de um ano, motivo pelo qual o genro de Trump acabou perdendo temporariamente o acesso aos segredos mais importantes do país.

    Abbe Lowell, advogado pessoal da Kushner, disse em um comunicado que o requerimento de seu cliente “foi devidamente submetido, revisado por inúmeros oficiais e submetido ao processo normal. Tendo completado todos esses processos, ele está ansioso para continuar fazendo o trabalho que o presidente pediu que ele fizesse”.

    Lowell afirma que Kushner tem colaborado voluntariamente com as investigações de Mueller sobre a interferência da Rússia nas eleições americanas de 2016. “Em cada ocasião, ele respondeu a todas as perguntas e fez o que pode para acelerar a conclusão de todas as investigações”, disse o advogado.

    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.