Relâmpago: Revista em casa por 8,98/semana

Geografia, idade, ordens religiosas: quem são os cardeais que elegerão o próximo papa

Colégio cardinalício reúne 71 países, com estreantes como Haiti e Suécia; Austrália tem o religioso mais jovem e Espanha, o mais velho

Por Júlia Sofia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 29 abr 2025, 15h17

Marcado para 7 de maio, o conclave que elegerá o sucessor de papa Francisco será um dos mais diversos da história da Igreja. Com 135 cardeais eleitores de todos os continentes, o encontro refletirá a característica global do rebanho de 1,4 bilhão de católicos. Pela primeira vez, o evento contará com representantes nativos de países que nunca haviam participado da escolha de um pontífice.

A distribuição geográfica do colégio cardinalício reflete a tentativa de Francisco de diversificar a Cúria Romana. Dos 135 cardeais com direito a voto, ele nomeou 108, diluindo o eurocentrismo anterior. No conclave que o elegeu, em 2013, 52,2% dos religiosos vinham da Europa. Agora, a taxa caiu para 39,2%, com 53 cardeais europeus, 37 das Américas, 23 da Ásia, dezoito da África e quatro da Oceania.

Entre os estreantes estão Haiti, com o cardeal Chibly Langlois; Cabo Verde, com Arlindo Furtado Gomes; e Papua Nova Guiné, com John Ribat. Também entram pela primeira vez no Colégio Eleitoral países como Suécia, Sudão do Sul, Malásia, Luxemburgo, Timor-Leste, Singapura, Paraguai e Sérvia.

A diversidade também se expressa nas faixas etárias. O cardeal mais jovem com direito a voto é Mikola Bychok, australiano de 45 anos. Já o mais velho é o espanhol Carlos Osoro Sierra, de 79. A maior parte dos eleitores está na faixa dos 70 anos, com destaque para os nascidos em 1947 — treze cardeais com 78 anos completos ou a completar em 2025.

O único representante da década de 1970 é Baldo Reina, que completará 55 anos em novembro. Entre os veteranos, cinco cardeais foram nomeados por João Paulo II; 22, por Bento XVI; e a maioria, 108, recebeu o barrete cardinalício das mãos do papa Francisco.

Continua após a publicidade

A pluralidade se estende também às ordens religiosas. Trinta e três dos cardeais vêm de dezoito famílias religiosas distintas. Os salesianos lideram com cinco representantes, entre eles Ángel Fernández Artime e Virgilio do Carmo da Silva. Outras ordens com forte presença são os franciscanos, com quatro frades menores e os jesuítas, também com quatro nomes, incluindo Jean-Claude Hollerich e Stephen Chow Sau-yan.

Ainda estarão presentes no conclave representantes de ordens como os redentoristas, os verbitas, os capuchinhos, os agostinianos, os carmelitas descalços, os claretianos, os lazaristas, os cistercienses e os missionários do Sagrado Coração de Jesus e da Consolata.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.