Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

George Soros: Invasão à Ucrânia pode ser início da Terceira Guerra Mundial

Durante Fórum de Davos, bilionário alertou que regimes autoritários estão em ascensão, encabeçados pela Rússia e China, enquanto democracias declinam

Por Da Redação
Atualizado em 24 Maio 2022, 16h36 - Publicado em 24 Maio 2022, 16h28

A invasão da Rússia à Ucrânia ameaça ser o “início da Terceira Guerra Mundial” e pode significar o fim da civilização, alertou o investidor e filantropo húngaro, George Soros, no Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça.

Em um ataque feroz aos presidentes russo, Vladimir Putin, e chinês, Xi Jinping, Soros disse que regimes autocráticos estão em ascensão ao passo que a economia global caminha para uma grande depressão. O bilionário proferiu ainda duras críticas à ex-chanceler alemã, Angela Merkel, por se aproximar dos governos de Moscou e Pequim. 

+ Ucrânia diz ser ‘tarde demais’ para retirar civis de área sob ataque russo

Com o clima em Davos repleto de pessimismo devido à guerra na Ucrânia, Soros subiu o tom e disse que “a invasão pode ter sido o início da Terceira Guerra e a civilização humana pode não sobreviver a ela”.

“A invasão da Ucrânia não surgiu do nada. O mundo está cada vez mais engajado em uma luta entre dois sistemas de governança que são opostos um ao outro: a sociedade livre e a sociedade cerceada”, disse ele. 

Segundo ele, a maré começou a virar contra as sociedades abertas após os ataques de 11 de setembro de 2001, em que “regimes regressivos estão agora em ascensão enquanto sociedades abertas estão sob cerco”, sendo Rússia e China as maiores ameaças.

Continua após a publicidade

Sobre a crise desencadeada pelo conflito na Ucrânia, o filantropo disse que a Europa respondeu muito bem e que, embora leve tempo para que todos os detalhes sejam acertados, o continente reagiu com velocidade, unidade e vigor nunca vistos em toda a história. 

“Mas a dependência da Europa dos combustíveis fósseis russos continua excessiva, devido em grande parte às políticas mercantilistas adotadas pela ex-chanceler Angela Merkel. Ela havia feito acordos especiais com a Rússia para o fornecimento de gás e fez da China o maior mercado de exportação da Alemanha”, completou. 

+ Ucrânia deve ceder território à Rússia para encerrar guerra, diz Kissinger

Isso, segundo ele, fez da Alemanha a economia com melhor desempenho na Europa, mas com um alto preço a pagar, uma vez que vai levar muito tempo para o país reorientar suas relações comerciais.

Continua após a publicidade

No que diz respeito ao conflito na Ucrânia, Soros alegou que Putin finalizou o acordo de invasão com Xi durante o encontro nos Jogos Olímpicos de Inverno, em fevereiro, e reforçou que o líder chinês não é tão forte quanto parece. 

“Xi guarda um segredo culpado. Ele nunca disse ao seu povo que a sua vacina, projetada para a variante inicial de Wuhan, não oferece a proteção necessária contra outras variantes”, afirmou, completando que ele não “abriu o jogo” com objetivo de ser nomeado para o terceiro mandato consecutivo nas eleições deste ano. 

“Os bloqueios da China para combater a Covid-19 levaram a economia à queda livre, mas ele não consegue admitir que cometeu um erro. Com a interrupção das cadeias de suprimentos, a inflação global pode se transformar em uma depressão global”, disse. 

Continua após a publicidade

Por fim, Soros afirmou que as discussões sobre as mudanças climáticas devem continuar no radar durante a guerra. 

+ Rússia usa crise alimentar como ‘arma de guerra’, diz União Europeia

“Especialistas dizem que já ficamos muito para trás, e as mudanças climáticas estão prestes a se tornar irreversíveis. Isso pode ser o fim da nossa civilização. Portanto, devemos nos esforçar para acabar com essa guerra o mais rápido possível, e o melhor jeito de fazer isso é derrotar Putin o mais rápido possível”, concluiu.

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.