Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

George W. Bush engasga e cai em lágrimas: ‘Foi o melhor pai’

Donald Trump ignorou casais Clinton e Carter em funeral de Estado do ex-presidente dos EUA George H. W. Bush

Por Da Redação
Atualizado em 5 dez 2018, 19h07 - Publicado em 5 dez 2018, 18h29

O 43º presidente dos Estados Unidos segurou até onde pôde em seu discurso tocante de despedida a seu pai, George Herbert Walker Bush, o  41º presidente do país, na Catedral Nacional de Washington. O homem que levou a América para as guerras no Iraque e no Afeganistão, na década passada, engasgou no púlpito nesta quarta-feira, 5, e com dificuldade conseguiu finalizar sua homenagem.

“Na última sexta-feira, quando me disseram que ele tinha poucos minutos de vida, eu liguei para ele. (…) Disse: Papai, eu amo você, e você tem sido um pai maravilhoso. E as últimas palavras que ele disse na terra foram: ‘eu amo você também'”, relatou George W. Bush, o “Bush filho”. “Foi o melhor pai que um filho ou filha poderia ter”, completou, para em seguida desmontar-se em lágrimas.

O funeral de Estado a George H. W. Bush, nesta quarta-feira, 5, foi marcado pela presença de vários chefes de governo e de políticos e ex-autoridades republicanos e democratas. Com uma cerimônia solene na catedral católica, os Estados Unidos deram adeus a um herói da Segunda Guerra Mundial, veterano da Guerra Fria e ex-diretor da CIA que se elegeu em 1988.

O 41º presidente americano, “Bush pai”, morreu na semana passada, no Texas, com 94 anos. “George H.W. Bush foi o último grande soldado estadista da América”, disse Jon Meacham, biógrafo presidencial, em discurso. “Ele se posicionou na ruptura da Guerra Fria contra o totalitarismo. Ele se posicionou na ruptura em Washington contra o partidarismo irracional”, completou.

Considerado uma figura aristocrática que representou uma era de civilidade hoje inexistente na política americana, “Bush pai” governou de 1989 a 1993, mas não foi reeleito. Surpreendentemente, tornou-se grande amigo do concorrente democrata nas urnas de 1993, Bill Clinton.

Continua após a publicidade

“Ele teve uma enorme capacidade de se doar. Muitas pessoas diriam que o papai se tornou mentor e figura paterna em suas vidas. Ele as ouvia e as consolava. Ele foi amigo delas. Eu penso em Don Rhodes, Taylor Blanton, Jim Nantez, Arnold Schwarzenegger e, talvez o mais surpreendente de todos, o homem que o derrotou, Bill Clinton”, relatou George W. Bush.

Doce

Sua reputação de moderação e cordialidade tem sido relembrada nos últimos anos, em vista da polarização e da agressividade surgidas no país desde a ascensão de Donald Trump à Casa Branca.

De Trump, o 45º presidente dos Estados Unidos, veio a desfeita que chamou atenção durante a cerimônia fúnebre na catedral. Ao ingressar no templo, ao lado da primeira-dama Melania, o atual presidente cumprimentou o casal Barack e Michelle Obama, sentado a seu lado, com apertos de mãos. Mas omitiu qualquer sinal de saudação a Bill e Hillary Clinton e a Jimmy e Rosalynn Carter, embora todos estivessem sentados na mesma primeira fila.

Continua após a publicidade
Donald Trump e Barack Obama
Donald Trump cumprimenta Barack Obama durante funeral do ex-presidente George H.W. Bush na Catedral Nacional em Washington – 05/12/2018 (Kevin Lamarque/Reuters)

Ex-secretária de Estado democrata, Hillary Clinton foi quem recebera o voto do republicano George H. W. Bush na eleição de 2016, conforme ele mesmo confessou a um biógrafo. Trump enfurecera o 41º presidente dos Estados Unidos quando, nas primárias republicanas de 2016, atacara seus filhos George W. e Jeb Bush, ex-governador da Flórida.

Pela manhã, Trump publicara uma mensagem pouco usual para um dia de funeral de Estado. “Estou na expectativa para me encontrar com a família Bush. Isto não é um funeral, é um dia de celebração por um grande homem que viveu uma vida longa e distinta. Ele fará falta!”, expressou-se pelo Twitter.

Continua após a publicidade

Bush filho, ao contrário, cumprimentou todos os ex-presidentes e ex-primeiras-damas ao ingressar na catedral. A Michelle Obama, repetiu um gesto que fizera no funeral do senador John McCain, em setembro passado: entregou-lhe um doce.

Centenas de pessoas se enfileiraram na manhã desta quarta-feira na Avenida Pensilvânia, no centro de Washington, para ver o carro funerário levar o corpo de George H. W. Bush do Capitólio, onde se deu o velório público desde a noite de segunda-feira 3, à Catedral Nacional.

Dentro do templo, a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, e o príncipe Charles, da Inglaterra, prestaram suas homenagens. Pelo menos outros nove líderes atuais e do passado estiveram presentes, entre os quais o rei da Jordânia, Abdullah II, o ex-emir do Catar, Hamad bin Khalifa al Zani, e os ex-presidentes do México, Carlos Salinas, e de Portugal, Aníbal Cavaco Silva.

Continua após a publicidade

O féretro seguirá ainda nesta quarta-feira para o Texas, onde o corpo de George H. W. Bush será enterrado ao lado de sua esposa, Barbara, na Biblioteca e Museu Presidencial George Bush.

(Com Reuters e EFE)

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.