Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Governo e oposição da Venezuela terão mesa de negociação permanente

Juan Guaidó quer que conversas levem a novas eleições, mas governo chavista nega qualquer possibilidade de afastamento de Maduro

Por Da Redação
12 jul 2019, 09h29

O governo e a oposição da Venezuela concordaram em estabelecer uma mesa de trabalho permanente para tentar resolver a crise política no país. Até agora, as negociações não obtiveram sucesso e não há perspectivas de uma nova eleição presidencial, que é o objetivo dos adversários do presidente Nicolás Maduro.

Delegados de Maduro e do líder opositor Juan Guaidó – autoproclamado presidente interino do país e reconhecido no cargo por 50 de países – concluíram em Barbados uma reunião iniciada na segunda-feira 8, dando continuidade a uma aproximação mediada pela Noruega iniciada em maio passado em Oslo.

“Foi desenvolvida uma intensa jornada de trabalho com os seis pontos que foram acordados com governo da Noruega e as oposições”, disse Maduro nesta quinta-feira num pronunciamento transmitido por rádio e televisão. O presidente não revelou os temas discutidos.

Mais cedo, o ministério norueguês de Assuntos Exteriores emitiu um comunicado explicando que “como parte deste processo, foi instalada uma mesa que vai trabalhar de forma contínua e expedita, com a finalidade de chegar a uma solução acordada e no âmbito das possibilidades que a Constituição oferece”.

“Está previsto que as partes realizem consultas para poder avançar na negociação”, acrescentou o texto, sem dar detalhes sobre as datas dos novos encontros.

Continua após a publicidade

O governo europeu exortou as partes a tomarem a “máxima precaução em seus comentários e declarações com relação ao processo”.

Ao lado de Maduro, Héctor Rodríguez, negociador do governo chavista, antecipou um “caminho complexo”, mas que poderia levar a um “acordo de coexistência democrática” e “governabilidade” onde ambas as facções se reconhecem.

Anteriormente, o ministro de Comunicação, Jorge Rodríguez, classificou o encontro de Barbados como uma “troca exitosa”, ao anunciar a conclusão do evento na noite de quarta-feira 10.

Continua após a publicidade

Já o representante de Guaidó, Stalin González, afirmou no Twitter que os venezuelanos necessitam de “respostas e resultados”, e anunciou que a delegação opositora “fará consultas para avançar e encerrar o sofrimento”.

Guaidó é enfático ao dizer que o diálogo deve levar à saída de Maduro para estabelecer um “governo de transição” e convocar novas eleições, considerando que a reeleição do governante em 2018 foi fraudulenta.

Mas no encerramento do encontro na ilha caribenha, o número dois do chavismo, Diosdado Cabello, negou que o governo esteja discutindo com a oposição uma saída eleitoral.

Continua após a publicidade

As partes iniciaram uma aproximação após a fracassada tentativa de golpe militar liderada por Guaidó contra Maduro em abril. O líder chavista segue no poder com o apoio da Força Armada e descarta abandonar a Presidência, apesar de manter otimismo em relação ao diálogo com a oposição.

(Com AFP)

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.