Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

APURAÇÃO DAS ELEIÇÕES 2024

Continua após publicidade

Governo Trump vai desmantelar regulação sobre emissões de metano

EUA estão no segundo lugar entre os maiores emissores de gases do efeito estufa; Casa Branca reverte regras da era Obama

Por Denise Chrispim Marin Atualizado em 29 ago 2019, 13h13 - Publicado em 29 ago 2019, 12h24

O governo de Donald Trump vai anunciar nesta quinta-feira, 29, a flexibilização das regras sobre emissões de metano, um dos principais gases causadores do aquecimento global. A medida favorecerá especialmente as companhias de petróleo e gás, com a redução das obrigatoriedades de inspeção de vazamentos e de medidas para contornar o problema, segundo o jornal The New York Times.

O anúncio será feito pela Agência de Proteção ao Meio Ambiente (EPA, na sigla em inglês). Boa parte da regulação em vigência foi endurecida durante o governo do democrata Barack Obama e tem recebido o apoio das principais companhias de energia do país. Trump igualmente atua para acabar com o incentivo do governo ao desenvolvimento de veículos elétricos e para relaxar as restrições à emissão de mercúrio pelas usinas térmicas a carvão.

Da mesma forma, Trump foi o único governante a dar apoio às políticas conduzidas pelo presidente Jair Bolsonaro sobre a Amazônia. Também foi o único a anunciar a retirada de seu país do Acordo de Paris sobre Mudança Climática, de 2015, sob a alegação de que o aquecimento global não existe.

As Nações Unidas, que organizam em novembro sua Conferência sobre Mudança Climática em Santiago, Chile, reagiram à orientação do governo americano. Segundo o Times, a representante especial sobre energia sustentável, Rachel Kyte, afirmou ser essa medida “extraordinariamente ameaçadora”.

Continua após a publicidade

“Justamente no momento em que o trabalho do governo federal deveria ser ajudar as cidades e estados a seguir mais rápido na direção da energia e da economia mais limpas, justamente quando a velocidade e a escala são fatores essenciais, o governo (dos Estados Unidos) está caminhando na direção oposta”, declarou.

Segundo o Wall Street Journal, as novas regras não serão aplicadas imediatamente. A proposta será aberta a comentários públicos e passará por revisões antes de ser adotado, provavelmente no início de 2020.

Continua após a publicidade

A própria EPA informa que o metano contribuiu com 10,2% das emissões de gases do efeito estufa decorrentes de atividades humanas nos Estados Unidos em 2017. O gás carbônico foi o campeão, com 82%. O metano é emitido durante a produção e o transporte de carvão, gás natural e petróleo, mas também pela pecuária, algumas atividades agrícolas e os depósitos de lixo orgânico. Os dados da EPA mostram que, desde o início da década de 1990, houve redução gradual dessas emissões até 2017.

Os Estados Unidos são o segundo país em emissões de gases do efeito estufa, segundo as Nações Unidas. A China está em primeiro lugar, mas suas emissões começaram a crescer gradualmente a partir dos anos 1970. No caso dos Estados Unidos, altos níveis de emissões são verificados desde o século XIX.

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.