Fortaleça o jornalismo: Assine a partir de R$5,99
Continua após publicidade

Greta Thunberg rebate ofensas ‘perturbadoras’ de jornalista

Com apenas 16 anos, sueca ganhou fama no mundo ao alertar sobre mudanças climáticas

Por Da Redação
Atualizado em 2 ago 2019, 13h30 - Publicado em 2 ago 2019, 13h27

A ativista ambiental sueca Greta Thunberg, de 16 anos, respondeu nesta sexta-feira, 2, o jornalista australiano Andrew Bolt, que escreveu no jornal Herald Sun uma coluna em que faz pouco caso da condição de saúde de Greta, que é diagnosticada com Síndrome de Asperger.

Greta postou no Twitter que estava “perturbada” com as “campanhas de ódio e conspiração” dirigidas a ela por negacionistas do clima. Não é a primeira vez que a jovem ativista é atacada por suas posições. Em maio deste ano, o partido de extrema-direita alemão, Alternativa para Alemanha (AfD), disse que ela era “mentalmente atrasada”.

Bolt, em seu texto, insinua que os seguidores de Greta formam uma espécie de “culto”, classificando-a como uma “messias extremamente perturbada” e que nunca viu “uma garota tão jovem com tantos problemas mentais ser tratada como guru pelos adultos”. Thunberg, na resposta, afirma que só recebe esses ataques pois os jovens estão ao lado da ciência. “Onde estão os adultos?”, questionou.

Ao ser perguntada sobre a relação entre sua condição e a militância, Greta disse, em entrevista a VEJA, que “ser diferente é uma dádiva”. Segundo ela, a Síndrome de Asperger a possibilitou se concentrar e se focar totalmente no assunto. “Direcionei minha dedicação a me sentar, ler, compreender […] A partir dessa ação individual é que o assunto ganhou a atenção do mundo”, afirmou.

Continua após a publicidade

Greta, que ganhou fama após protestar sozinha em frente ao Parlamento sueco e iniciou um movimento mundial contra a mudança climática, planeja participar de manifestações climáticas de larga escala e falar em uma cúpula de ação climática da Organização das Nações Unidas (ONU) no dia 23 de setembro.

Para isso, ela irá atravessar o Oceano Atlântico em um iate com o objetivo de fazer uma viagem que não gere emissões de carbono — a embarcação é equipada com painéis solares. A travessia tem duração de duas semanas e não poderá contar com praticamente nenhum conforto, pois a embarcação é preparada para competições e não longas jornadas.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 9,98 por revista)

a partir de 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.