Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Hackers chineses atacaram celulares usados ​​por Trump e Vance, diz jornal

De acordo com o 'NYT', investigadores avaliam consequências da violação dos telefones da chapa republicana a poucos dias das eleições nos EUA

Por Da Redação Atualizado em 25 out 2024, 17h24 - Publicado em 25 out 2024, 16h58

A campanha do ex-presidente Donald Trump e de seu companheiro na chapa republicana, o senador de Ohio J.D. Vance, foi informada nesta sexta-feira, 25, que seus celulares podem ter sido alvo de hackers chineses, após uma invasão ao sistema da empresa de telecomunicações Verizon, nos Estados Unidos, segundo o jornal americano The New York Times.

O jornal revelou que investigadores estão analisando a extensão da possível violação, buscando determinar quais dados podem ter sido obtidos. As fontes falaram ao NYT sob condição de anonimato e disseram que, além de Trump e Vance, outros indivíduos, tanto do governo quanto do setor privado, também foram alvo da invasão.

Salt Typhoon

As informações contidas nos dispositivos dos candidatos — como registros de chamadas e mensagens trocadas — podem ser utilizadas por adversários estratégicos, como a China. No entanto, ainda não está claro se os hackers conseguiram acessar mensagens de texto, especialmente aquelas enviadas por canais não criptografados.

Continua após a publicidade

No início deste ano, autoridades de segurança descobriram a presença de um grupo de hackers afiliado à China, chamado Salt Typhoon, em sistemas de telecomunicações americanos. Uma investigação determinou apenas recentemente que o grupo mirava números de telefone específicos.

Kamala e Trump empatados

Continua após a publicidade

À medida que a eleição presidencial dos Estados Unidos se aproxima, a vice-presidente Kamala Harris, representante do Partido Democrata, viu sua leve vantagem sobre Trump desaparecer, conforme apontam as pesquisas de opinião da emissora americana CNN e do NYT divulgadas nesta sexta-feira, 25.

Continua após a publicidade

Na pesquisa da CNN, ambos os candidatos estão empatados em 47% das intenções de voto, enquanto o NYT os coloca igualmente em 48%. Harris registrou uma queda na preferência desde o início de outubro, quando liderava por 49% contra 46%.

Apesar das variações estarem dentro da margem de erro, o agregador FiveThirtyEight também mostra um estreitamento nas intenções de voto: de 48,5% a 45,7% para Harris no começo de outubro, agora ela aparece com 48,1%, enquanto Trump está em 46,4%, indicando uma disputa cada vez mais acirrada.

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.