Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Hamas e Israel prometem trégua, mas mortes continuam

Suspensão do conflito é desafiada por protestos, do lado da Faixa de Gaza, e por tiros contra palestinos, do lado israelense

Por Da Redação
10 ago 2018, 16h51

Uma trégua mediada pelo Egito trouxe hoje (10) uma promessa de acabar com os ataques aéreos e disparos de morteiros entre Israel e o Hamas, apesar de a tensão bilateral ainda prevalecer. Milhares de moradores da Faixa de Gaza se reuniram para protestar contra a morte de três palestinos e os dezenas de feridos no bombardeio israelense de quinta-feira.

Depois de uma noite tranquila, sem morteiros caindo em Israel nem ataques aéreos a Gaza, os moradores do sul de Israel foram informados de que poderiam voltar às suas rotinas. Eles passaram os últimos dois dias em abrigos antimísseis.

A trégua alcançada é extremamente precária. Tropas israelenses mataram hoje

dois palestinos e feriram cerca de 240 outros, afirmaram autoridades de Saúde palestinas. Um tanque também disparou contra uma base do Hamas, disse o Exército.

Imagens da Reuters TV mostraram colunas de fumaça em uma área da Faixa de Gaza na fronteira com Israel, onde manifestantes atearam fogo em pneus e soldados israelenses atirando bombas de gás lacrimogêneo.

Continua após a publicidade

O Exército Israelense disse que os manifestantes atiraram pedras, explosivos e coquetéis molotov em soldados e na cerca da fronteira. Os soldados “responderam com meios para dispersar protestos e abriram fogo, de acordo com o procedimento de operação padrão”, disse uma porta-voz.

Desde o início dos protestos massivos na Faixa de Gaza, em 30 de março, o Exército israelense matou 159 palestinos. Centenas ficaram feridos. Um soldado israelense foi morto por um franco-atirador de Gaza.

Ainda assim, a trégua alcançada nesta sexta-feira promete parar a escalada dos conflitos mais recentes. Nos últimos dias, o grupo político-militar Hamas disparou dezenas de morteiros, incluindo um míssil de longo alcance, no Sul de Israel. Aviões  israelenses atingiram mais de 150 alvos em Gaza.

Continua após a publicidade

Uma mulher grávida e seu filho de 18 meses foram mortos durante os ataques de Israel, assim como um militante do Hamas. Sete pessoas ficaram feridas por morteiros palestinos que atingiram Israel.

Ontem, o Hamas emitiu sinais em favor da negociação de uma trégua com Israel. O processo de diálogo vinha sendo mediado pelo governo do Egito e pelas Nações Unidas. Uma alta autoridade egípcia disse que o Cairo estava trabalhando para assegurar um acordo amplo entre Israel e o Hamas, começando com um cessar fogo e incluindo melhoras econômicas posteriormente.

Israel e Egito mantêm um bloqueio à Faixa Gaza, sob a alegação de haver preocupações de Segurança. O fechamento da fronteira tem impactado severamente na frágil economia de Gaza.

(Com Reuters)

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.