Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Holanda: Rutte garante 33 cadeiras e celebra derrota do populismo

O VVD, partido do atual premiê da Holanda, saiu vitorioso nas eleições gerais, seguido do populista de extrema-direita PVV, de Geert Wilders

Por Da redação
Atualizado em 4 jun 2024, 18h44 - Publicado em 16 mar 2017, 09h36

O liberal Partido Popular pela Liberdade e Democracia (VDD), do primeiro-ministro Mark Rutte, obteve 33 cadeiras nas eleições gerais da Holanda, realizadas nessa quarta-feira. O ultradireitista Geert Wilders ficou na segunda posição, com vinte deputados.

Com 97% dos votos apurados, a sigla do atual premiê se manteve como a mais votada, mas saiu com um saldo de oito cadeiras a menos do que na composição anterior do Parlamento, que conta com 150 ocupantes. O Partido da Liberdade (PVV) de Wilders, por outro lado, ganhou cinco cadeiras além das quinze que havia obtido na eleição de 2012.

Ao comemorar a vitória e seu consequente terceiro mandato como premiê, Rutter afirmou a seus apoiadores que o povo holandês “rejeitou o tipo errado de populismo”. “Nossa mensagem à Holanda – de que vamos seguir o curso e manter este país seguro estável e próspero – foi adiante”, declarou à plateia de membros do VVD, em Haia. Em referência ao adversário anti-imigração, Rutte também assegurou que seu país continua defendendo a União Europeia.

Segundo o jornal The Guardian, as conversas sobre a formação de uma coalizão já começaram na Holanda, já que nenhum partido obteve a maioria rara de 76 cadeiras para ter o controle do Parlamento. O VVD poderia optar pelos democratas-cristãos do CDA ou os liberais progressistas do D66, partidos que ficaram empatados no terceiro lugar, com dezenove deputados cada um, com uma alta de seis e sete cadeiras respectivamente. O partido de Wilders fica claramente de fora das negociações, já que todas as siglas se negaram antecipadamente a trabalhar ao seu lado.

Na quinta colocação estão o Partido Socialista, que perde um deputado e fica com quatorze, e os Verdes de Esquerda, que foi a sigla que mais subiu nestas eleições, passando de quatro para quatorze deputados. Os social-democratas do Pvda (Partido do Trabalho), que nos últimos quatro anos governaram em coalizão com o VVD, sofreram uma derrota histórica e passam de 38 para nove deputados. O Partido dos Animais sobe de dois para cinco, empatando com os Cristãos Unidos, que repetiram o mesmo resultado das eleições de 2012.

Continua após a publicidade

Oposição

O líder da extrema-direita holandesa reconheceu ainda na madrugada desta quinta-feira a derrota nas eleições gerais do país, mas celebrou o fato de seu partido ter conquistado mais cadeiras no Parlamento. “Isso é uma primavera patriótica. Eu sou um lutador e não um populista. Nossa influência é grande”, disse Wilders. “Prefiro governar, mas estou disposto a fazer uma forte oposição ao próximo governo”, declarou.

(Com EFE e Reuters)

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.