Homem é preso após esfaquear duas pessoas em escola francesa
Crime aconteceu na cidade de Antibes, no sul da França, e é mais um episódio da onda de violência em escolas no país
Um homem de 18 anos foi preso nesta quarta-feira, 10, após realizar um ataque a faca na escola de horticultura Vert d’Azur em Antibes, cidade no sul da França, ferindo um professor e um aluno. O episódio é o mais novo de uma série de ataques a instituições de ensino no país.
O crime teria acontecido por volta das 13h30 locais (8h30 no horário de Brasília), quando o agressor – que é um ex-aluno da instituição – entrou no local armado com uma faca de cozinha. Ele feriu um aluno de 16 anos e, em seguida, foi até a sala dos professores, onde esfaqueou um docente de 52 anos.
Enquanto se deslocava para a parte de trás da escola, ele foi interceptado pelo diretor, que conseguiu acalmá-lo até que a polícia local chegasse na instituição e prendesse o jovem. Segundo o Ministério Público francês, uma mochila com uma segunda faca foi encontrada no pátio do centro educacional.
+ França enfrenta onda de protestos após posse de aliado de Macron como primeiro-ministro
“Ele é um indivíduo isolado, um ex-aluno. Nenhuma das vítimas está em estado de emergência, e o agressor foi subjugado graças à coragem do diretor, que conversou com ele enquanto estava armado”, declarou o prefeito de Antibes, Jean Leonetti, ao jornal francês Nice-Matin.
Por meio de uma publicação na rede social X, o parlamentar Eric Pauget, que representa Antibes na Assembleia Nacional Francesa, agradeceu aos policiais e bombeiros pela “resposta rápida e compromisso exemplar nesta situação extremamente tensa”.
Attaque au couteau au lycée horticole d’Antibes : Soutien aux victimes de l’attaque, ainsi qu’à l’ensemble de la communauté enseignante et à l’équipe de direction.
J’ai tenu à me rendre immédiatement sur place, aux côtés du sous-préfet et du proviseur, pour faire le point sur la… pic.twitter.com/TyxCacDt8Q
— Eric PAUGET (@EricPAUGET1) September 10, 2025
Ao longo deste ano, a França tem visto os ataques com faca em escolas se tornarem mais comuns, fazendo com que a polícia passasse a realizar buscas aleatórias por armas escondidas dentro e ao redor dos centros de ensino. Uma semana atrás, um professor foi esfaqueado por outro docente durante uma discussão na sala dos professores em Martigues, cidade portuária ao oeste de Marselha.
Em julho, um adolescente de 14 anos esfaqueou até a morte um assistente escolar de 31 anos em Nogent, no leste francês. Já no mês de abril, outro estudante de 15 anos assassinou uma jovem da mesma idade e feriu mais três pessoas em um atentado a uma escola católica em Nantes, capital da região de Pay de la Loire.







