Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Identidade do novo comandante do Estado Islâmico é confirmada

O terrorista iraquiano Amir Mohammed Abdul Rahman Mawli Salbi foi nomeado logo após a morte de Abu Backr Baghdadi em outubro

Por Vinicius Novelli Atualizado em 21 jan 2020, 16h49 - Publicado em 21 jan 2020, 16h39

Uma agência de inteligência ocidental e outra iraquiana identificaram quem é o terrorista que assumiu a liderança do grupo Estado Islâmico (EI) depois da morte de Abu Backr Baghdadi em outubro de 2019, segundo o jornal britânico The Guardian. De acordo com a publicação, o novo comandante da organização é o iraquiano Amir Mohammed Abdul Rahman Mawli Salbi.

Salbi foi nomeado chefe do grupo terrorista logo após a morte de Baghdadi e do porta-voz do Estado Islâmico, Abu Hasan Muhajir, em uma operação militar conjunta entre os Estados Unidos e tropas curdas.

Também conhecido pelo “nome de guerra” Haji Abdullah, Salbi nasceu em uma família turcomana da cidade de Tal Afar e é um dos poucos não árabes na cúpula do grupo. Seu irmão, Adel Salbi, é representante na Turquia de um partido regional, a Frente Turcomana Iraquiana, que reivindica autonomia para a população turcomana no norte do Iraque.

As agências de inteligência descrevem o novo comandante como peça principal nas formulações de estratégias e tomadas de decisões do EI. Um veterano no terrorismo, Salbi foi preso por tropas americanas no Iraque em 2004 e levado para a prisão. Lá, conheceu Baghdadi, e o ajudou a formar o grupo jihadista.

Considerado um dos principais ideólogos do EI, Salbi coordenou a escravidão e o genocídio da população Yazid, uma minoria étnica e politeísta no norte do Iraque, além de supervisionar as ações terroristas do grupo no exterior.

Continua após a publicidade

Apesar de Salbi ter sido identificado, não se sabe o seu paradeiro. Presume-se que seu esconderijo seja em cidades próximas à Mosul, e que teria se recusado a se juntar a Baghdadi em Idlib, onde ocorreu o ataque americano. O novo comandante tenta consolidar seu poder nas fileiras, ao mesmo tempo em que a atividade do Estado Islâmico se intensifica no norte da Síria — território controlado pelos curdos.

No fim de semana, uma operação das forças de segurança do Iraque prendeu Abu Abdul Bari, também conhecido como Shifa Nima ou “Jabba, o jihadista”, por sua obesidade mórbida, que foi um dos arquitetos da destruição de patrimônio histórico em Mosul e criou a justificativa religiosa para escravizar o povo Yazid.

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.