Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Igreja Russa x Papa Francisco: religiões brigam durante guerra na Ucrânia

Depois de Francisco chamar o Patriarca Krill de "coroinha de Putin", Igreja Ortodoxa Russa acusou o católico de prejudicar esforços para paz na Ucrânia

Por Da Redação
4 Maio 2022, 11h10
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A Igreja Ortodoxa Russa emitiu nesta quarta-feira, 4, um comunicado criticando o papa Francisco por “deturpar” a última conversa que teve com o Patriarca Kirill de Moscou. Segundo o Papa, o líder religioso teria se tornado o “coroinha de Vladimir Putin“, o presidente russo.

    “Falei com Kirill por quarenta minutos via Zoom. Nos primeiros vinte, com uma carta na mão, ele leu todas as justificativas para a guerra. Eu escutei e disse a ele que não entendo nada disso. Irmão, não somos clérigos de Estado, não podemos usar a linguagem da política, mas a de Jesus”, afirmou ao jornal italiano Corriere della Sera.

    Uma declaração do Departamento de Relações Externas da Igreja do Patriarcado de Moscou, publicada nesta quarta-feira, afirmou que os dois discutiram como ajudar refugiados, a liberdade religiosa e o papel dos cristãos na busca pela paz na Ucrânia.

    “É lamentável que um mês e meio após a conversa com o Patriarca Kirill, o Papa Francisco tenha escolhido o tom errado para transmitir o conteúdo desta conversa. É improvável que tais declarações contribuam para o estabelecimento de um diálogo construtivo entre as Igrejas Católica Romana e Ortodoxa Russa, que é especialmente necessário no momento atual”, declarou o texto.

    O Patriarcado de Moscou, no entanto, não mencionou explicitamente o comentário sobre o “coroinha”.

    Continua após a publicidade

    + Papa Francisco condena ‘barbárie’ em Mariupol e pede corredor humanitário

    Kirill, de 75 anos, um aliado próximo de Putin, vê a guerra como um baluarte de resistência ao Ocidente, que ele considera decadente (particularmente pela aceitação da homossexualidade).

    A Igreja Ortodoxa Russa é a maior do ramo ortodoxo oriental, que se separou do cristianismo ocidental em 1054. Hoje, tem cerca de 100 milhões de seguidores apenas dentro da Rússia. A Ucrânia tem cerca de 30 milhões de ortodoxos, divididos entre a Igreja Ortodoxa Ucraniana do Patriarcado de Moscou e duas outras vertentes.

    Francisco, de 85 anos, pediu uma reunião em Moscou com Putin, mas o Kremlin disse nesta quarta-feira que não chegou a um acordo sobre o encontro.

    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.