Fortaleça o jornalismo: Assine a partir de R$5,99
Continua após publicidade

Imprensa americana identifica autor de ataque em Nova York

Homem que atropelou e matou oito pessoas seria Sayfullo Saipov, de 29 anos, nativo do Uzbequistão e que teria se mudado para os EUA há cinco ou seis anos

Por Da redação
Atualizado em 4 jun 2024, 20h32 - Publicado em 31 out 2017, 22h14

A imprensa americana identificou o autor do ataque que matou oito pessoas nesta terça-feira em Nova York como Sayfullo Saipov, de 29 anos. Segundo o jornal The Washington Post, o suspeito é nativo do Uzbequistão e se mudou para os Estados Unidos há cinco ou seis anos.

As informações foram confirmadas ao Post por Dilnoza Abdusamatova, amiga da família de Saipov. Segundo ela, o homem ficou hospedado em sua casa em suas primeiras semanas no país, mas depois se mudou para Tampa, no Estado da Flórida. Também de acordo com o jornal americano, o suspeito é casado e tem dois filhos.

A polícia de Nova York ainda não confirmou a identidade do suspeito, somente afirmou que ele tem 29 anos. Além disso, segundo as autoridades, declarações feitas pelo homem após o atropelamento indicavam que se tratava de um ataque terrorista. Testemunhas relataram terem ouvido o agressor gritar “Allahu Akbar” (“Deus é grande”, em árabe”.

Continua após a publicidade

A emissora CBS divulgou uma foto que seria de Sayfullo Saipov. Segundo o canal de televisão, o homem não tem histórico criminal. A polícia e o FBI estariam investigando a fundo a vida e outros detalhes sobre o suspeito.

Um vídeo divulgado pela imprensa local mostra o que seria Saipov tentando fugir após o atropelamento. É possível ver o suspeito andando entre os carros em uma avenida, enquanto um homem tenta alcançá-lo.

Continua após a publicidade

A caminhonete pilotada pelo suspeito invadiu uma via restrita para bicicletas e pedestres na West Street e só parou após bater em um ônibus escolar. Muitas pessoas se feriram no ataque, entre elas duas crianças. O motorista saiu do veículo após o choque carregando duas armas, que, segundo as autoridades, eram falsas. Ele foi baleado pela polícia e está sob custódia.

Segundo o governador de Nova York, Andrew Cuomo, o atentado foi cometido por uma só pessoa, de acordo com os primeiros dados da investigação, e não há ameaças adicionais à cidade relacionadas a este crime.

Continua após a publicidade

‘Doente e perturbado’

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, chamou o autor do ataque de “doente e perturbado” em uma postagem no Twitter. “Em NYC, parece que houve outro ataque de uma pessoa muito doente e perturbada. As agências de segurança estão acompanhando isso de perto. Não nos Estados Unidos!”, escreveu Trump.

Continua após a publicidade

Logo em seguida, o líder americano postou outra mensagem, fazendo referência ao grupo terrorista Estado Islâmico (EI). “Não podemos permitir que o EI retorne ou entre em nosso país após derrotá-los no Oriente Médio e em outros lugares. Basta!”, escreveu.

O Departamento de Segurança Nacional está investigando o ataque desta terça como um ato terrorista – contudo, ainda não estabeleceu nenhuma conexão com grupos específicos.

Continua após a publicidade

Trump também prestou sua homenagem às vítimas do atropelamento pelo Twitter. “Meus pensamentos, condolências e orações às vítimas e famílias do ataque terrorista da cidade de Nova York”, escreveu.

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 9,98 por revista)

a partir de 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.