Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Imprensa mundial destaca resultado ‘retumbante’ de Bolsonaro

Para os jornais estrangeiros, desgosto com a política tradicional no país impulsionou o candidato do PSL

Por Da Redação
Atualizado em 7 out 2018, 23h51 - Publicado em 7 out 2018, 22h39

O primeiro turno das eleições presidenciais do Brasil é destaque no noticiário internacional neste domingo (7). Jornais por todo mundo destacaram o resultado “retumbante” do candidato Jair Bolsonaro, impulsionada pelo desgosto com a política tradicional, e anunciaram uma provável repetição dos resultados em 28 de outubro.

Com 99,42% das urnas apuradas, o representante do PSL tem 46,16% dos votos válidos e enfrentará Fernando Haddad (PT) no segundo turno. O petista recebeu até agora 29,09% dos votos.

Para o britânico The Guardian, a campanha eleitoral brasileira foi “tão improvável e eletrizante como uma novela, embora infinitamente mais importante para o futuro de uma das maiores e mais diversificadas democracias do mundo” quanto as disputas anteriores.

De acordo com o jornal, Bolsonaro conquistou uma “vitória retumbante”, apesar de não ter recebido o número de votos necessários para levar a Presidência em 1º turno. O candidato do PSL, contudo, foi descrito como um político que tece críticas às comunidades negra, gay e indígena do Brasil e apoiou o regime militar.

Segundo o New York Times, os brasileiros “expressaram seu desgosto com a política de costume e endossaram uma abordagem férrea para combater o crime e a corrupção”. O jornal americano também não deixou de relembrar o passado controverso de Bolsonaro.

Continua após a publicidade

A matéria, contudo, elogia a capacidade da campanha do candidato do PSL em conquistar tamanha vantagem sem apoio de outros grandes partidos e com “um orçamento apertado, confiando principalmente nas mídias sociais para construir sua base”.

The New York Times
Home page do jornal The New York Times (//Reprodução)

O francês Le Monde falou sobre a atual divisão e polarização da sociedade brasileira e destacou a grande influência que os recentes escândalos de corrupção tiveram não cenário eleitoral. O jornal também não deixou de notar o mau desempenho do candidato do PT, Fernand Haddad.

Continua após a publicidade

Para o Le Monde, o petista “não conseguiu criar a frente de oposição à extrema direita que alguns eleitores esperavam para o primeiro turno”.

O americano The Washington Post afirma que o resultado deste primeiro turno, que deu quase metade dos votos a Jair Bolsonaro, mostra que há grandes chances do candidato do PSL “assumir o comando da maior nação da América Latina em um segundo turno no final deste mês”.

“O desempenho de Bolsonaro representa uma impressionante caminhada em direção a um florescente movimento global de nacionalistas de direita que já conquistaram os principais cargos políticos nos Estados Unidos, Europa Oriental e Filipinas”, diz ainda o jornal.

Continua após a publicidade
The Washington Post
Home page do jornal The Washington Post (//Reprodução)

O jornal argentino Clarín também lembrou a divisão política da sociedade brasileira. “O processo eleitoral foi marcado por intenso descontentamento com a classe dominante após anos de turbulências políticas e econômicas”, diz a reportagem.

“Bolsonaro é conhecido por sua nostalgia pela última ditadura, seus insultos a mulheres e gays e seus apelos para reprimir o crime, dando mais segurança às forças de segurança”, continua o Clarín.

Clarín
Home page do jornal Clarín (//Reprodução)
Publicidade
Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.