Fortaleça o jornalismo: Assine a partir de R$5,99
Continua após publicidade

Incêndios na Europa: fogo continua a atingir Espanha e França

Meteorologistas atribuem queimadas a intensa onda de calor no continente, e alertam para novos recordes de temperatura no início da próxima semana

Por Laísa Dall'Agnol Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 17 jul 2022, 12h16 - Publicado em 17 jul 2022, 12h06

Em meio a um verão de temperaturas altíssimas na Europa, os incêndios florestais que atingiram o sudoeste da França e da Espanha no último sábado, 16, ainda não foram completamente debelados.

Apenas na região de Bourdeaux, 14.000 pessoas tiveram que evacuar a área — que é alvo das chamas há mais de seis dias –, incluindo turistas. Mais de 1.200 bombeiros estão alocados na Gironda para ajudar nos trabalhos.

Na Espanha, a onda de calor há quase uma semana já ocasionou mais de 360 mortes relacionadas às altas temperaturas, informa o Instituto de Saúde Carlos III.

De lá para cá, bombeiros com a ajuda das brigadas de emergência das Forças Armadas já tentam extinguir mais de trinta focos de incêndio em florestas pelo país.

Continua após a publicidade

Em Portugal, que há dias enfrentava temperaturas na casa dos 40º C, o calor deu uma trégua no último sábado, 16. Durante o ápice da onda de calor na última semana, o Ministério da Saúde português divulgou que 238 pessoas haviam morrido por efeitos do calor, sobretudo idosos com condições preexistentes de saúde.

O instituto meteorológico prevê temperaturas de até 42º C nos próximos dias, e o governo deve decidir ainda neste domingo se ampliará o estado de contingência para o restante da semana.

Até o meio de junho, mais de 39.000 hectares de florestas foram atingidas pelos incêndios em Portugal, apontam dados do Instituto para Conservação da Natureza e Florestas. Na última semana, quase dois terços desse total — cerca de 26.000 hectares — já pegou fogo.

Meteorologistas explicam que os incêndios têm sido causados por uma intensa onda de calor na Europa, e alertam para novos recordes de temperatura no início da próxima semana.

Continua após a publicidade

O cenário foi piorado pelos efeitos deixados pela primavera europeia — atipicamente seca neste ano — o que deixou o solo igualmente seco e, logo, mais suscetível a incêndios.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 9,98 por revista)

a partir de 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.